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Animação da Ufal vence prêmio promovido por programa da Unesco

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Animação da Ufal vence prêmio promovido por programa da Unesco

A animação Mar à vista, produzida por equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, é uma das três propostas vencedoras, de um total de 261 inscritas, do prêmio final do Comprometidos com os oceanos e o meio ambiente, um programa de iniciativa da Unesco, Ashoka e Socialab junto à National Geographic que busca destacar projetos que ofereçam soluções para os problemas do mundo marinho. A premiação vai possibilitar que a série seja transformada em Plataforma Educacional.

O desenho surgiu a partir da Pesquisa Ecológica de Longa Duração na Costa dos Corais (Peld CCAL-Ufal). A série animada que se passa na maior unidade de conservação marinho-costeira, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). Nos episódios, a turma do Mar à Vista desvenda mistérios, conhece lugares e apresenta a fauna, a flora e a cultura alagoana sob uma nova perspectiva. Se você ainda não conhece, acessa o canal do Lacos 21 no Youtube. Vale à pena conferir.

O prêmio vai permitir que o Mar à Vista possa se transformar em Plataforma Educacional com consultoria pedagógica para adequar os conteúdos às diretrizes educacionais brasileiras e também o investimento numa versão beta. “Nós enxergamos a carência educacional quando o assunto é o meio ambiente e a cultura oceânica. O descaso com os mares infelizmente ainda é um problema mundial, sobretudo num país como o Brasil que tem quase 11 mil km de costa. Então, foi planejada a Plataforma Educacional Mar à Vista, com conteúdo on-line e off-line para crianças de 2 a 10 anos de idade. Começamos há dois anos com duas alunas de graduação e, um ano depois, já éramos quase 40 voluntários. Uma equipe grande, multi e transdisciplinar, apaixonada pelo projeto e por seu impacto potencial”, contou a equipe do projeto.

Segundo a professora Ana Malhado, a plataforma busca inovar, utilizando recursos de Edutainment, que é a produção de conteúdo com soluções tecnológicas ou métodos de ensino aplicando ferramentas de entretenimento. “Usaremos essa linguagem para proporcionar um espaço multidisciplinar com os conteúdos das bases curriculares nacionais inseridos na cultura oceânica. As matérias trarão uma didática lúdica, utilizando nosso desenho animado, jogos interativos, músicas e projetos pedagógicos a serem desenvolvidos nas escolas. Em um segundo momento, também vamos inserir a formação de professores com certificação e uma área para pais e educadores”, completou.

De forma democrática e acessível, a proposta é expansível e replicável, alinhada às diretrizes e demandas da Década dos Oceanos e dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Mas e se a Plataforma do Mar à Vista tivesse surgido há 20 anos? Imaginem se a cultura oceânica fizesse parte do dia a dia das crianças desde o início do século. Como esses jovens-adultos estariam se comportando hoje? Nosso objetivo é, em até 5 anos, atingir no mínimo 30 mil crianças do ensino fundamental e, em 10 anos, mais de 100 mil. Vamos descobrir, de volta para o futuro, como as crianças podem se tornar guardiões do oceano”, finalizou a coordenadora do projeto.

O projeto Peld-CCAL recebe apoio da Fapeal e do CNPq. Tem parceria com o ICMBIo APA Costa dos Corais. A plataforma será desenvolvida em cooperação com o Instituto Ayni de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Social.

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