17 Dezembro 2021 - 12:07

É fake! Ministério da Saúde não envia certificado de vacinação contra Covid-19 por e-mail

Divulgação
Alagoas Sem Fake

Circulam por e-mails uma mensagem com um suposto link para a emissão do certificado de vacinação contra a Covid-19. O conteúdo é falso. O Ministério da Saúde já desmentiu que exista essa possibilidade e lembra que o documento só é disponibilizado pela plataforma Conecte SUS, no aplicativo ou na versão web.

A mensagem enviada por e-mail informa que o Ministério da Saúde emite o certificado por meio de um link no corpo do texto com a possibilidade de baixar o documento. O conteúdo falso, que pode ser golpe, se aproveita do momento em que a emissão do certificado está indisponível após o ataque de hackers que tiraram do ar os serviços on-line da Saúde.

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde esclareceu que não envia e-mail com o link para emissão do certificado e que o documento só é emitido por meio do Conecta SUS, no aplicativo disponível no Google Play (para Android) e Apple Store (para iOS) ou por meio do site. O cidadão poderá visualizar, salvar e imprimir o certificado.

O serviço está temporariamente indisponível após ataques de hackers, mas o Ministério da Saúde garante que em breve o sistema será normalizado e reforça que a população deve estar atenta aos canais oficiais. “A pasta trabalha diuturnamente para restabelecer o serviço pelo aplicativo o mais rápido possível. Os canais do Ministério da Saúde, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136”, informou.

Os links apresentados em mensagens falsas podem ser vírus ou até tentativas de golpe. Esse alerta também foi feito pelo Governo Federal. “Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas”, acrescentou o comunicado do Ministério da Saúde.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.