17 Novembro 2021 - 17:05

Conselho de Combate à Discriminação LGBTQIA+ toma posse em Arapiraca

Carlos Magno (Ascom Arapiraca)
Na cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa deu posse aos conselheiros

A defesa dos direitos pela liberdade e a luta contra a homofobia, intolerância e desigualdades registram mais um avanço, em Arapiraca, com a posse, na tarde desta terça-feira (16), dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais (LGBTQIA+).

O órgão colegiado é amparado pela Lei nº 3.301/18, mas somente agora foi sancionado e os 16 representantes, sendo oito titulares e oito suplentes, do poder público e da sociedade civil organizada puderam tomar posse.

O Conselho Municipal de Combate à Discriminação tem o propósito de formular e propor diretrizes de políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, queer, intersexuais e assexuais.

Na cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa deu posse aos conselheiros e reforçou o compromisso da gestão em adotar políticas igualitárias e de cidadania.

“A riqueza de uma sociedade está na diversidade de pensamentos. As pessoas têm direito de viver com as suas expressões. Todo tipo de preconceito deve se rechaçado. Avançamos muito, mas precisamos avançar mais. Essa é uma luta que vocês todos e todas travaram, às vezes no anonimato. Usem o Conselho para conquistar novos espaços na educação, ciência, cultura, para que as pessoas possam viver bem e livres de preconceitos em nossa sociedade”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

O presidente da Associação LGBTQIA+, Sebastião Farias, falou da emoção do momento e também lembrou das lutas e desafios enfrentados ao longo de muitos anos. “Esse Conselho é uma forma de dizer que precisamos de políticas públicas e sermos ouvidos”, acrescentou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, por sua vez, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pelo momento. “Hoje é um dia ímpar em efetivar uma luta tão antiga. Um desejo e um direito legítimo. Nosso compromisso é de promover espaços de discussão em defesa da liberdade e de políticas públicas pelos direitos da população LGBT”, pontuou.

Ainda durante a cerimônia, os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais receberam os certificados de posse das mãos do prefeito Luciano Barbosa, e dos secretários de Cultura, Wellington Magalhães; de Saúde, Luciana Fonseca; de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e do procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.