17 Agosto 2022 - 04:00

Instituto de Matemática da Ufal comemora vitória em Competição Internacional

Divulgação
IMC é a maior competição universitária de matemática do mundo

O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está em festa, três de seus estudantes foram premiados na Competição Internacional de Matemática (IMC). A IMC é a maior competição universitária de matemática do mundo. Participam dela as maiores instituições de ensino e pesquisa de matemática, tais como famoso instituto de tecnologia MIT dos Estados Unidos, a Universidade de Cambridge na Inglaterra e a École Polytechnique de Paris, França.

O resultado da competição foi divulgado na última quarta (10). Jônatas Marinho Santos Júnior, ex-aluno do Núcleo de Treinamento Intensivo do IM recebeu medalha de prata; Samuel Nascimento Figueredo e Jean Rocha receberam menção honrosa. Jeann é estudante do Ensino Médio e competiu pela Ufal. Já o estudante Jairon Batista, estudante da FGV descoberto e treinado pelo Núcleo de Treinamento Intensivo, ganhou medalha de ouro. A equipe é formada ainda por Gabriel Fernando Santos de Oliveira, Marina Sofia de Albuquerque Oliveira e Gerson Ferreira Santos Júnior.

“Esse resultado é fruto de um trabalho consistente do Núcleo de Treinamento Olímpico do IM que vem treinando estudantes ano a ano para participar deste tipo de competição. O próprio Jônatas, medalhista de prata, já havia sido ganhador de uma Menção Honrosa na edição de 2020, enquanto que o Jeann é um dos estudantes do trabalho de extensão do NuTI junto com a pós-graduação da UFAL (PPGMAT), que treina alunos de ensino médio em matemática avançada”, conta o professor Alan Pereira, um dos coordenadores e treinadores da equipe.

Além do professor Alan, trabalham na coordenação dos projetos olímpicos na Ufal os professores Davi Lima e Krerley Oliveira, ex-medalhistas olímpicos, e pelo aluno de mestrado do PPGMAT Cícero Filho (Menção Honrosa na IMC 2020). O professor Alan comenta ainda que a participação de Cícero como parte da equipe de treinamento é uma forte evidência do poder da continuidade nesse tipo de treinamento.

Apesar dos resultados ótimos e consistentes, os alunos da Ufal enfrentam dificuldades para participar de competições internacionais por falta de recursos financeiros. “Um caso evidente disso é não termos apoio para participar da CIIM, a Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática, que ocorrerá na Colômbia. A participação requer 2400 dólares de inscrição e despesas para a equipe e mais as passagens aéreas para Colômbia”, explica o professor.

As inscrições dos alunos da graduação da Ufal foram financiadas pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade, enquanto que a do aluno do NuTI foi financiada pela Fudepes via Promat. “Agradecemos aos professores Isnaldo Barbosa e Krerley Oliveira pelo contato com as instituições para a obtenção dos recursos”, relata.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯