16 Agosto 2011 - 17:31

Sesi inaugura Indústria do Conhecimento na cidade de Batalha

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, destacou, ao inaugurar uma unidade do programa Sesi Indústria do Conhecimento no município de Batalha (a 170 km de Maceió), a importância de promover o conhecimento como forma de proporcionar a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

“Na minha geração, quem não soubesse ler tinha menos oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, além do conhecimento formal, é necessário ter conhecimentos em informática para ter mais oportunidades”, afirmou Lyra, que também é diretor regional do Serviço Social da Indústria.

Dotada de dez computadores, mais de mil títulos entre livros, revistas, gibis, CDs e DVDs, além de profissionais treinados para atender aos trabalhadores e à comunidade, a 25ª unidade do programa em Alagoas chama-se Iêda Rocha. Nascida em Batalha no ano de 1936, ela ingressou no serviço público em 1970 e foi trabalhar na Biblioteca Paroquial. Depois, foi para a primeira biblioteca municipal, sendo a precursora e única bibliotecária do município.

Na solenidade de inauguração, realizada na última segunda-feira (15), o prefeito Paulo Dantas salientou os resultados esperados através da parceria com o Sesi e, sobretudo, os benefícios que a Indústria do Conhecimento representará para os jovens alunos do município. “A força da parceria e a força do conhecimento farão com que Batalha se desenvolva”, afirmou.

“É uma obra muito importante para o município”, acrescentou o deputado estadual Luiz Dantas. Segundo ele, mais do que dar acesso ao conhecimento e à educação, é necessário promover a valorização desses entendimentos. “Uma criança bem encaminhada faz o futuro do Município, do Estado e do País”, disse Dantas.

A entrega da 25ª Indústria do Conhecimento em Alagoas foi acompanhada por diversas autoridades, como o vice-prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues; o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Heth César; o presidente da Câmara Municipal de Batalha, vereador Mário César; a homenageada e seus familiares; o presidente do Sindileite/AL, André Ramalho; secretários municipais, empresários, gestores e colaboradores do Sistema Fiea, além da população.

O projeto Sesi Indústria do Conhecimento nasceu de uma parceria entre o Sesi e o Ministério da Educação (MEC), pela constatação do baixo índice de leitura no Brasil, das deficiências das bibliotecas escolares e da dificuldade de acesso à internet. Além do MEC, o projeto tem apoio do Ministério das Comunicações e de diversas organizações públicas e privadas.

por Wagner Melo/Sistema Fiea

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.