16 Agosto 2011 - 17:57

Seminário discute desenvolvimento no Agreste alagoano

O Acampamento Dandara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebe de hoje (16) até quinta-feira (18) o Encontro do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente, que debate um modelo de desenvolvimento agrário protagonizado pelos assentados para a superação daquele que insiste no envenenamento das lavouras e contaminação do meio ambiente. O Acampamento Dandara está localizado em frente ao Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca.

Durante a programação, algumas alternativas já praticadas na região dão o exemplo de que é possível pôr em curso estas mudanças. A partir da organização dos camponeses, é possível, por exemplo, garantir o acesso a políticas públicas que atendem os beneficiários da Reforma Agrária, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os cerca de cinquenta participantes do Encontro terão oportunidade de se instrumentalizar não somente sobre estes programas, como também sobre gestão de conselhos/associações, cooperação, biotecnologia e outros temas.

Nesta quinta-feira (18/08), o Encontro aprofunda os temas da cooperação e da agroecologia nos assentamentos de Reforma Agrária, com a presença do Professor Cícero Adriano (Agronomia/Ufal) e do Engenheiro Agrônomo Leandro Benatto (UFRGS) pela manhã. A partir das 14h, a socióloga Débora Nunes (Direção Nacional do MST) facilita o debate sobre a atual conjuntura do campo brasileiro e alagoano, na perspectiva do fim do latifúndio, da Reforma Agrária e da consolidação de um modelo popular de organizar a produção.

Pré-estréia

Na oportunidade do Encontro, o Centro Zumbi apresenta o filme “Biotecnologia Camponesa”, que aborda o tema da agroecologia e do fim da matriz química (agrotóxica) na agricultura. O curta-metragem traz depoimentos de agricultores e especialistas como Sebastião Pinheiro, além de evidenciar o uso de biodefensivos e biofertilizantes nos assentamentos da região Agreste de Alagoas. O filme foi produzido pelo Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares e sua pré-estréia acontece esta noite (16/08) às 19h30 no Acampamento Dandara.


 

por Rafael Soriano/MST-AL

Comentários comentar agora ❯