Skip to content

Governos discutem Sistema Único de Assistência Social

  • Home
  • Alagoas
  • Governos discutem Sistema Único de Assistência Social

Governos discutem Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, nesta segunda-feira (15), o encontro de representantes do governo federal e de estados da região Nordeste, cujo objetivo é discutir a agenda estratégica da gestão do trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e planejar a capacitação dos gestores e trabalhadores de todo o País para projetos voltados à área da assistência social.

Na ocasião, o representante da Secretaria Nacional da Assistência Social e coordenador-geral da gestão do trabalho do Suas, José Crus, apresentou a agenda estratégica do Sistema e seus desafios, com ênfase na implementação da norma operacional básica de recursos humanos. O objetivo é que as equipes possam atender à população de maneira eficiente e inserir as famílias em situação de risco em programas estratégicos da União, como o Plano Brasil Sem Miséria e o Bolsa Família.

Outro importante foco do evento foi a elaboração dos Planos Estaduais de Capacitação, que são parte da estratégia do governo federal para dar apoio técnico às equipes estaduais e contribuir com a qualidade dos serviços socioassistenciais ofertados.

Para a secretária de Estado adjunta da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, a reunião é essencial para os gestores. “Essa reunião permite que eles entendam a transversalidade da política de assistência social, pois dialoga com todas as áreas que também desenvolvem políticas públicas, a exemplo da saúde e da educação”, diz ela. O resultado, afirma Juliana Vergetti, é a diminuição do número de famílias que vivem em situação de risco social.

A reunião técnica da Região Nordeste conta com a participação dos responsáveis pela gestão do trabalho das Secretarias Estaduais de Assistência Social de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além de representantes e consultores do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As atividades seguem até terça-feira (16), no auditório do hotel Enseada, em Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também