10 Abril 2021 - 19:37

Estudantes contribuem com materiais educativos sobre Covid-19

Divulgação
A atividade faz parte de parceria técnico-científica da Ufal com a prefeitura de Maragogi

Cidade do litoral norte de Alagoas, no limite com o Estado de Pernambuco, Maragogi atrai turistas de todo o mundo que querem desfrutar de suas belíssimas praias de águas cristalinas, mornas e tranquilas. Para uma comunidade que tem no turismo a principal fonte de renda, essa prolongada pandemia de Covid-19 tem um impacto socioeconômico dramático. Mas, para enfrentar a situação é preciso planejamento, técnica e conhecimento científico.

Foi assim que a equipe da Prefeitura de Maragogi buscou apoio na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Entre eles, a equipe do professor Sérgio Henrique Lira, do Instituto de Física (IF), também vem colaborando com as ações. “O projeto nasceu de uma necessidade do município de assessoramento na crise e partiu de parcerias já estabelecidas entre grupos da Ufal e o município de Maragogi”, esclarece o professor.

Sérgio Lira relata que o Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (Led) já vinha desenvolvendo uma parceria técnico-científica com a prefeitura de Maragogi desde maio do ano passado para o monitoramento da covid-19 no município. “O Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif) passou a integrar esses esforços a partir de outubro de 2020, cedendo e realizando testes RT-PCR que auxiliaram enormemente o monitoramento de casos”, informa o professor.

Com a melhora da incidência de casos no final do ano passado, a Prefeitura solicitou assessoria para planejar a reabertura. “Fomos demandados para desenhar protocolos de segurança, testagem e material educativo para um eventual retorno às aulas presenciais na cidade. Foi aí que montamos uma equipe para esse projeto específico com os pesquisadores de várias áreas”, explica Sérgio Lira.

A equipe foi formada com os professores: Camila Ribeiro (Foufal), Hemílio Coelho (UFPB), Krerley Oliveira (IM), Luciana Santana (ICS), Marcelo Duzzioni (ICBS), Sérgio Henrique Albuquerque Lira (IF), e estudantes bolsistas da Ufal. “Além disso, posteriormente integraram a nossa equipe duas pesquisadoras externas: Lorena Barberia (Ciências Políticas, USP) e Tatiane Souza (Fiocruz Rio)”, completa o professor.

A equipe de estudantes de graduação e pós-graduação que colabora com o projeto de reabertura das escolas é formada por: Gabriela Ferreira de Souza (mestranda ICBS), Mirella Priscilla dos Santos Vieira (mestranda ICBS), Allysson José Alves de Lima (graduando Famed), Dulce Barbosa Lins (graduanda ICBS), Maria Iara Almeida Gonçalves dos Santos (graduanda ICF) e Rayssa Gabriely Duarte Torres (graduanda ICBS)

O objetivo é a elaboração de protocolos de segurança e testagem; elaboração de material didático para coordenadores pedagógicos e professores; minicursos de capacitação de biossegurança com os coordenadores pedagógicos. O material que foi elaborado pelos estudantes de Design com a colaboração do servidor Daniel Aubert, desenhista de artes gráficas da Ascom Ufal, está relacionado na ação educativa. “O material será divulgado aos coordenadores pedagógicos em reuniões quinzenais”, finaliza Sérgio Lira. 

por Lenilda Luna/Ufal

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