08 Abril 2021 - 23:14

Governo lança programa Planta Alagoas, dia 16, que distribuirá mil toneladas de sementes

Márcio Ferreira/Agência Alagoas
Sementes de milho, feijão, sorgo e arroz chegarão a 50 mil beneficiários

O governador Renan Filho anunciou, para o próximo dia 16, o lançamento do Programa Planta Alagoas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). A iniciativa vai garantir a distribuição de mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz a 50 mil beneficiários, entre agricultores familiares, quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.

“No dia 16 de abril, vamos lançar o Programa Planta Alagoas, que vai garantir sementes aos movimentos sociais e a agricultores familiares com o objetivo de induzir a produção do homem no campo. Esse é um programa fundamental para, nesse momento que trabalhamos para sair da pandemia, encontrar caminhos para gerar emprego e renda às pessoas que residem na zona rural dos municípios”, anunciou Renan Filho.

Com um investimento de R$ 15 milhões, o Programa Planta Alagoas contará com uma nova e moderna ferramenta de monitoramento: o aplicativo Agro + Perto, um APP que vai acompanhar o ritmo de plantio e os resultados agronômicos das culturas, levando em consideração a produção, hectares plantados, produtividade, renda média e custo-benefício do valor aplicado.

“Trata-se de uma ferramenta inovadora e tenho certeza que Alagoas será um case de sucesso para todo o Brasil, através de um programa que a gente entende ser muito importante”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa, que apresentou o programa durante reunião no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

“A expectativa é de que a distribuição de sementes chegue a 50 mil produtores. Cada um deles terá, em média, 20 kg de sementes a plantar, podendo ser de duas variedades a escolher: milho, feijão ou sorgo. Já para os produtores do Baixo São Francisco vamos focar na produção do arroz”, acrescentou o secretário.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, e a deputada estadual Ângela Garrote, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), acompanharam a apresentação do programa, assim como representantes de movimentos sociais e da agricultura familiar.

O presidente do Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa), Marciel Oliveira; e o representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Antonino Carvalho, aprovaram o novo formato do programa de distribuição de sementes, que será lançado pelo Governo do Estado no próximo dia 16 de abril.

“Eu avalio de maneira muito positiva, devido a essa dinâmica de participação de todos os setores com a Secretaria de Estado da Agricultura, de ouvir os movimentos sociais e fazer com que a gente possa, após o recebimento das sementes, dá um retorno de produção”, afirmou Maciel Oliveira.

“O programa de distribuição de sementes é muito importante para toda a categoria da agricultura familiar do Estado. Eu acredito que a nova formatação foi acertada, sendo a dinâmica de controle e de distribuição a grande novidade. O aplicativo Agro Mais Perto será um mecanismo para que a gente possa controlar o que é ofertado ao produtor e o que se tem como resultado na produção”, avaliou Antonino Carvalho.

Participaram, ainda, da apresentação do Programa Planta Alagoas: o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior; o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros; e de Irrigação, Rodrigo Araújo; além do coordenador regional do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), Josival Oliveira, que representou os movimento sociais.

O Programa Planta Mais Alagoas será lançado no próximo dia 16, às 10 horas, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. “Qualidade na aquisição da semente, distribuição no tempo correto e o trabalho próximo da assistência técnica para ajudar o agricultor. Esse programa leva em consideração essas três vertentes”, finalizou o governador Renan Filho.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯