Skip to content

Três em cada quatro cartórios de Alagoas estão irregulares, afirma Justiça

  • Home
  • Alagoas
  • Três em cada quatro cartórios de Alagoas estão irregulares, afirma Justiça

Três em cada quatro cartórios de Alagoas estão irregulares, afirma Justiça

Depois de quase três anos de uma investigação minuciosa, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) concluiu que apenas um em cada quatro cartórios do Estado está em situação regular. De acordo com a pesquisa do tribunal, dos 245 cartórios existentes em Alagoas, 183 apresentam alguma irregularidade. O levantamento foi encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vai analisar os dados.

Segundo o corregedor-geral do TJ-AL, desembargador José Carlos Malta, entre os vários tipos de irregularidade, os principais são a titulação por ato da presidência do TJ – quando a autorização deveria ser concedida por concurso, segundo a Constituição de 1988 – e a acumulação de competências. “São irregularidades funcionais”, explicou.

Em Alagoas, a concessão do serviço é feita a particulares e deveria obedecer aos critérios de impessoalidade, mas não é essa a situação encontrada no Estado. “Depois de 1988 nenhum cartório em Alagoas foi concedido a particular por meio de concurso público de provas e títulos”, denunciou o CNJ em relatório de inspeção.

O CNJ alega ainda que aguarda do Estado o cumprimento da resolução 80 do conselho, que declara vago os serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com as normas constitucionais. O TJ-AL aguarda o posicionamento do CNJ para lançar edital com os cargos vagos. “É o Conselho que vai agora tirar suas conclusões. Os cartórios ainda podem apresentar defesa”, ressaltou Malta.

Na semana passada, a Justiça publicou no Diário Oficial a lista de cartórios com problemas. Após a análise e publicação dos irregulares pelo CNJ, cada um deles terá 15 dias para contestar a acusação.

O corregedor-geral do TJ-AL conta que, após a análise do CNJ, o tribunal vai realizar concurso público. “Depois que mudou a Constituição [em 1988] os cartórios de Alagoas não se adequaram porque não houve concurso de lá pra cá. Talvez por não ter atentado para a situação real do problema, não realizaram. Eu não era do TJ-AL à época e não sei os detalhes. Sei que só se começou a ter dimensão do problema de três anos para cá”, disse.

Culpa é da Justiça, diz associação

Para a Anoreg (Associação de Notários e Registradores de Alagoas), as irregularidades dos cartórios são fruto da inexistência de concurso público no Estado. “Não é culpa nossa, e sim da Justiça, que não realizou o concurso. Um cartório só funciona porque foi autorizado pelo TJ-AL. Agora imagine um cara que tem 20 anos de cartório, que não tem culpa nenhuma se não existiu concurso, ser tirado agora do cargo. Vai fazer o quê da vida? Como ele vai passar num concurso, se têm pessoas que estudam há anos?”, indagou o presidente da associação, Iran Malta.

Iran informa que a direção nacional da Anoreg ingressou com uma ação contestando a suposta vacância dos cargos preenchidos em Alagoas. “Essa situação é injusta, pois não fomos nós que criamos. Tem um lado social também. O concurso trará problemas. Tem cartório no interior que fatura R$ 450 por mês. Quem vai querer? Em São Paulo, tem editais que foram lançados quatro vezes e não apareceram interessados”, alegou.

Uma das esperanças dos cartórios alagoanos é uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tramita no Congresso e pretende anistiar da lista de irregulares as concessões dadas aos cartórios até 1994. “Se for aprovada, metade dos cartórios de Alagoas fica fora da lista de concursos. Mas defendo que a anistia atinja a todos que funcionam há pelo menos 10 anos”, disse Iran Malta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também