Skip to content

São Miguel dos Campos terá unidade do IF-AL

São Miguel dos Campos terá unidade do IF-AL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL) e a prefeitura de São Miguel dos Campos assinaram quarta-feira (2) um convênio que vai possibilitar a construção de uma extensão do instituto federal no município, o que vai possibilitar cursos técnicos à população miguelense. A solenidade de assinatura teve a participação do reitor do IF-AL, Roland Gonçalves e da prefeita Rosiane Santos.

Do ato solene, participaram ainda, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Jarbas Cavalcante e a secretária de Educação do município, Valdizia Jatobá. O projeto para a construção da unidade de extensão está sendo elaborado pela prefeitura e será submetido à apreciação da comissão de expansão do IF-AL e do Ministério da Educação. O coordenador da comissão, Roberto Carlos Coimbra, explicou que se forem atendidas as exigências do Ministério da Educação, ainda este mês, o processo será levado à licitação para início das obras.

A área cedida pela prefeitura para a construção da extensão do IF-AL tem cerca de 50 mil metros quadrados e está localizada na parte alta de São Miguel. A pretensão do IF-AL é, no futuro, transformar esta extensão em mais um campus do instituto, por intermédio do Plano de Desenvolvimento da Educação. Roberto Carlos Coimbra explicou que o projeto a ser encaminhado ao MEC será de um campus completo, no entanto, com orçamento dividido por blocos, já que a proposta inicial é de apenas uma extensão. “A decisão sobre se há possibilidade de extensão ou campus será do MEC”, ressaltou.

O reitor Roland Gonçalves enfatizou a necessidade da extensão e dos cursos técnicos e da expansão do IF-AL ao interior do Estado. “É uma forma de garantir que alunos da própria região tenham uma certificação profissional e assegurem oportunidade no mercado de trabalho. Tive uma experiência própria de ser do interior e ter dificuldade de estudar da capital, mas, hoje, o Instituto Federal de Alagoas está mudando esta realidade”, disse o reitor.

Para a prefeita Rosiane Santos a extensão do IF-AL em São Miguel dos Campos é a melhor notícia que ela poderia dar, neste segundo semestre, à população miguelense. “Vocês não imaginam a importância que um fato deste gera para a cidade”, destacou. A secretária municipal de Educação, Valdizia Jatobá, enalteceu o esforço do IF-AL para a concretização desta realidade. “Sempre que procuramos a instituição, encontramos as portas abertas e este momento representa um marco para nosso município”, afirmou a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também