06 Agosto 2021 - 23:05

Ferramenta digital da Fapeal estimula segunda dose entre servidores públicos

Márcio Ferreira/Arquivo
Vacinação contra Covid-19

Tecnologia na dianteira. Este é um dos lemas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) no retorno gradual dos servidores e colaboradores às jornadas de trabalho presenciais.

No início de julho, uma solução idealizada pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (GETI), a partir de uma demanda da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), disponibilizou uma ferramenta abrigada na Plataforma Plane – sistema interno de intranet da Fapeal – que permite aos servidores e colaboradores registrarem as doses de vacinação tomadas, gerando, assim, uma visão panorâmica.

O usuário é automaticamente informado de quanto tempo falta para a segunda dose e, portanto, quando será possível o retorno à rotina de trabalho; já a instituição consegue administrar a volta dos colaboradores de forma segura, ágil e seguindo todos os protocolos sanitários.

“Essa ferramenta surgiu a partir da necessidade de controlar o retorno dos colaboradores aos trabalhos presenciais, para desta forma, adequar a instituição à recepção, bem como ter um controle sanitário maior”, explica a Gerente da GEVP, Lília Aguiar.

Assim, a ideia que se originou na GEVP saiu do papel e pôde ser desenvolvida pela GETI, que criou um formulário para que o colaborador informe os dados do seu cartão de vacinação.

Segundo o Gerente Executivo de Tecnologia da Informação, Fernando Souza, o objetivo é atender ao decreto governamental, acompanhando o processo de imunização dos colaboradores e a data de retorno dos que já tomaram a segunda dose e aguardam os 15 dias para efetivação da imunidade.

“As informações de vacinação são tratadas e disponibilizadas em um painel com dados como: total de vacinados com a primeira e a segunda dose e lista dos colaboradores que já fazem parte do grupo de vacinação e dos aptos para o retorno ao trabalho presencial”, esclareceu o Gerente de TI.

O mecanismo não tem somente facilitado o trabalho da GEVP no controle da imunização, mas também tem estimulado o corpo de trabalho, com a iminência do retorno das atividades. Diversos servidores da Fapeal têm compartilhado nas suas redes a atualização do recurso disponibilizado pelo Plane.

“A resposta tem sido muito positiva. Nossos colaboradores não precisam se preocupar com os prazos para o retorno, pois a ferramenta faz esse monitoramento para eles. A plataforma monitora se cada pessoa já faz parte do grupo atual de vacinação, quanto tempo resta para tomar a segunda dose e qual a data de retorno ao trabalho, tudo de forma automática”, frisou Fernando Souza.

Lília Aguiar afirma, ainda, que o sistema é relevante, pois contribui para a transparência quanto ao retorno e atendimento ao decreto estadual, trazendo apoio para a tomada de decisões e adequação institucional.

O intuito é que o recurso dinamize o planejamento, subsidie antecipadamente as ações institucionais e garanta a volta do trabalho presencial atendendo aos protocolos sanitários para que funcionários e o público em geral se mantenham seguros e usufruindo dos seus direitos no serviço público.

É possível que o recurso ganhe novas reproduções, caso outros órgãos do Governo de Alagoas desejem obter a solução, adianta o Assessor Executivo de Gestão Interna da Fapeal, Georginei Neri.

“O objetivo desse momento da Gerência de Tecnologia e da Informação da Fapeal é o desenvolvimento de soluções que otimizem o uso dos recursos, sejam eles financeiros ou de pessoas, de forma colaborativa, com o intuito de transformar as atividades no serviço público, agregando conhecimento e experiências vividas na Fapeal , através das soluções desenvolvidas em casa e da disponibilização dessas soluções para toda estrutura de estado”, comenta o gestor.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • Ninguém Pois isso só tem me deixado mais ansioso, e eu á sofro de ansiedade.