01 Outubro 2009 - 10:01

Alagoas vacina animais contra a febre aftosa

Agência Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deu início nesta quinta-feira (1°), a mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, a segunda deste ano.

Até o dia 31, os cerca de 47 mil produtores do Estado devem vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos. “Nas últimas campanhas, temos conseguido superar os índices de vacinação das anteriores. Nesta, a meta é ultrapassar os 95,13% obtidos em abril. Podemos fazer mais, e sempre trabalhamos para atingir 100%”, declara o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.

De acordo com o diretor, esta campanha conta com um ânimo maior dos produtores. “A mudança para zona de risco médio motivou os produtores a continuarem se empenhando para que a aftosa não volte a aparecer em Alagoas”, enfatiza, lembrando que há dez anos não são registrados casos da doença no Estado.

Após vacinarem os animais, os criadores têm ainda que declarar a vacinação. A declaração deve ser feita com a nota fiscal de compra da vacina, em um dos escritórios da Adeal, até o dia 15 de novembro.

No entanto, a Adeal sugere que está declaração aconteça logo após a vacinação. “A movimentação de animais só é liberada após a vacinação e declaração. Para não ter problemas com o impedimento do trânsito de animais, é bom que os produtores vacinem e declarem logo no início da campanha”, alerta Hibernon.

Em caso de dúvidas a respeito da vacinação, o criador pode obter informações no escritório da Adeal de sua região ou ligar para 0800 082 0040

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯