Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 27/09/2017 08:00

Uma homenagem ao Turismólogo, o profissional do futuro

Foto da internet: Folha do Rio de Janeiro
Uma homenagem ao Turismólogo, o profissional do futuro
Símbolo do profissional Turismólogo

Ao longo dos anos, muitas profissões vêm se destacando devido sua importância de acordo com as necessidades do cotidiano. Nessa linha de pensamento, o blog Olhar do Turismo compreende a importância do turismo em todos os seus aspectos, e por este motivo vem homenagear a profissão de turismólogo, o profissional que faz a diferença nos campos de atuação no qual desenvolve suas atividades de pesquisa e ação, envolvendo o lazer, cultura, meio ambiente, política, economia e sociedade. Uma variedade tamanha de conhecimentos que torna complexo a compreensão do papel do turismólogo.


No dia 27 de setembro comemora-se o dia do turismólogo, e para explicar mais sobre a atuação deste profissional que tem a palavra “planejamento” como algo que o identifica, perguntei para alguns profissionais atuantes da área, qual a importância deste profissional:

Turismólogo Mauro Coutinho

É Conteudista do Caderno Virtual de Turismo e sócio-consultor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS

O Turismólogo é quem estuda, pesquisa, vive e respira o fenômeno turístico. É um profissional polivalente que trabalha em conjunto com profissionais de outras áreas para promover experiências de viagem mais positivas. Pode atuar em diferentes setores e em múltiplas funções: destinos, atrativos, equipamentos, transportadoras, eventos, operação, gestão, atendimento, promoção, segurança, emergências, projetos, pesquisas, sustentabilidade, etc. O turismólogo é quem consegue ter uma visão global da viagem e promover integração e sinergia entre tantos elos dessa atividade que movimenta cerca de 10% do PIB mundial e gera 1 a cada 10 empregos no mundo.

  

Turismóloga Renata Lima

Professora do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal de Alagoas

A importância do turismólogo tem crescido nas últimas décadas, na medida em que o turismo enquanto atividade econômica e como fenômeno social tem aumentado, entre outros fatores, por nossa sociedade caracterizar-se pela mobilidade. Dessa forma, precisamos de um profissional que a partir do estudo, análise e reflexão de diferentes contextos, públicos e privados, possa realizar intervenções adequadas, garantindo a prática de um turismo que não seja predatório, em consonância com as comunidades locais. Esse profissional é o turismólogo e aí reside o seu papel na sociedade.

Capaz de proporcionar condições de lazer adequadas para o uso do visitante, sem que haja uma drástica agressão à cultura e meio ambiente, o turismólogo tem ideias e propostas sustentáveis. Tudo é feito com ordenamento e de forma pontual, ou seja, sabe fazer o dever de casa.

  

Turismóloga Marileide Santos

Trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sala do Empreendedor

Prefeitura Municipal do Penedo

O Turismólogo é um profissional graduado, que por quatro anos estuda sobre uma diversidade de temas voltados para o turismo no Brasil e no mundo. Temas estes que falam do planejamento e da gestão do turismo nos campos da cultura, lazer, meio ambiente, hotelaria, bares e restaurantes, entre outros. Desta forma, este profissional pode atuar nos mais variados setores, contribuindo com o desenvolvimento da região onde ele esteja atuando.

Podendo ser professor, consultor ou atuando como turismólogo no desenvolvimento turístico de determinado local, este profissional precisa se aperfeiçoar após sua formação, fazendo cursos ou até na própria prática do trabalho, vivenciando as experiências felizes e infelizes da área que lhes fortalece profissionalmente e pessoalmente. O trabalho é árduo e preza por um resultado que proporcione um agradável lazer ao visitante. Afinal, o turismólogo é o gestor do lazer.

    

Turismóloga Fernanda Vasco

Coordenadora de Turismo da Prefeitura Municipal do Penedo

Os estudos sobre o turismo, apesar de recentes, mostram-se bem fundamentados no que diz respeito à importância econômica, social e ambiental que a atividade gera, quando desenvolvida de forma correta. Sendo assim, é necessário fortalecer o diálogo com os profissionais de turismo, turismólogos, destacando sua importância para aperfeiçoar os trabalhos no segmento, pois uma atividade mal planejada ou não planejada pode resultar na degradação ambiental e sociocultural de uma localidade, sem o devido aproveitamento de seu potencial turístico.

Ele é o profissional que faz a diferença no mercado de trabalho pelo motivo de conhecer e respeitar as características de um conjunto de elementos que se complementam. Sabe estabelecer um diálogo cultural com o espírito de determinado lugar de uma forma tão autêntica que nos faz refletir sobre sua versatilidade e dinamicidade.

  

Turismóloga Karlinne Cordeiro

Professora nas instituições Prof. Raimundo Marinho e Universidade Federal de Alagoas

Passou a ser corriqueiro escutar a pergunta: o que é o turismólogo? Costumo dizer que quando iremos receber visita em casa tentamos acolher ele da melhor maneira possível, arrumamos a casa para que sintam-se em casa. Pois é assim que se inicia o papel do Turismólogo! O turismólogo possui a capacidade de transformar atrativos e destinos em produtos turísticos que reúnam características com apelo comercial viável e envolvimento da comunidade local. Quando ocorre um real planejamento, o visitante se sente mais protegido e acolhido quando um equipamento comercial ou atrativo turístico apresenta uma boa gestão empresarial ou de gestão pública, que deve envolver a população local para receber bem o visitante.

O turismólogo ainda não tem sua profissão regulamentada, o que faz com que outras pessoas tenham a liberdade para realizar seus serviços, não com a mesma maestria.

  

Turismóloga Paula Monteiro

Agente de viagem na empesa TravelMate, Maceió-AL

Olá! Primeiramente o que é o turismólogo? Qual sua função? Muitos desconhecem. Para a maioria das pessoas esses profissionais são apenas os agentes de viagem (minha profissão por quase 12 anos), só que vai muito além disso. É o profissional responsável pelo planejamento e gestão de produtos turísticos, pode ser ele de eventos ou lazer. Ele tem a função de planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo. Não adianta somente ter um atrativo turístico, faz-se necessário o planejamento de como fomentar este atrativo. Há toda uma logística para tudo acontecer e acontecer de forma sustentável, essa responsabilidade cabe ao turismólogo executar. Muitos podem executar essa função, já que nossa profissão não é regulamentada, porém, só um profissional formado e informado poderá executar tal função com êxito. Um turismólogo fará de seu "diamante bruto" uma verdadeira jóia.

Contudo, o turismólogo que não se posiciona frente às oportunidades de crescimento que o rodeia, não faz diferença nenhuma para si e nem para os demais. É preciso ter um pensamento assertivo para seguir o caminho escolhido, coragem para dar o ponta pé inicial, força para enfrentar adversidades e fé para sustentar sua caminhada. A melhor coisa que um turismólogo pode ouvir é: graças ao seu trabalho, meu lugar está cheio de alegria!

Obrigado pela leitura e FELIZ DIA DO TURISMÓLOGO!

 

 Mensagem do Turismólogo Fabrício Vasconcelos para todos os Turismólogos

 

http://maistour.com.br/
Siga no Instagram: @maistour
Whatsapp: 82 99674-8900

Publicidade

   

Comentários comentar agora ❯