Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 15/08/2017 09:00

O misterioso túnel de Penedo- AL

Arquivo pessoal
O misterioso túnel de Penedo- AL
Rocheira - Ponto turístico de Penedo

Com esta publicação pretendemos criar algumas hipóteses que nos faça pensar sobre a existência de um túnel secular ou se este é apenas uma criação do imaginário popular. Dessa forma, gostaria de convidar você, leitor, a entrar em um imaginário túnel do tempo a fim de conhecer um dos motivos que incrementam e enriquecem a história do município de Penedo; o misterioso túnel.


Há anos, a população penedense comenta sobre a existência de um túnel que começa no Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos e termina na “rocheira” - um dos principais pontos turísticos de Penedo. E por esse motivo decidi buscar algumas informações pertinentes.

Como se fosse um turista fazendo um ótimo passeio pelos pontos turísticos de Penedo, fui ao convento, ao museu “Casa do Penedo” e à “rocheira” com o objetivo de encontrar fontes de informação que assegurem a existência desse túnel. Encontrei escritos numa placa de informações turísticas, dentro do convento, onde a pesquisadora Cristina Sanchez menciona o seguinte: “Em baixo do vão desta escada, dizem existir o tão famoso túnel”.

Já no livro Arruando Para o Forte, de Francisco Sales – fundador do centro cultural Casa do Penedo, podemos encontrar nas páginas 80 e 81 o seguinte trecho: “... Na verdade, a cartografia do Forte Maurício evidencia a existência da passagem que servia para o abastecimento da fortaleza. Conta-se que muitos foram aqueles que ali entraram na busca de supostas riquezas deixadas pelos holandeses, mas que todo ganho se restringiu a uma bem solidificada loucura, além de parcas moedas e outros objetos. É gajão, só uma escavação arqueológica para encontrar a verdade dos fatos.” Observe que o objetivo do túnel era para ABASTECIMENTO DA FORTALEZA, ou seja, uma forma mais fácil e segura dos militares transitarem com seus objetos.

Livro: Arrunado para o Forte

Marquete do Forte Maurício de Nassau - Fundação Casa do Penedo

No entanto, circula por aí, uma informação distorcida de que a construção do túnel era para a fuga dos holandeses, e isso foi desmentido pelo fato de que não tem lógica um túnel ser construído para fuga dos holandeses, logo que a expulsão destes (holandeses) aconteceu 15 anos antes da construção do convento. Creio que esta informação contraditória não acrescenta em nada à história de Penedo e precisa ser repensada para poder transmiti-la aos penedenses e turistas.

Onde vemos pedras na parede, havia uma suposta entrada do túnel

Na verdade, a gente não precisa pensar muito para supor que o convento foi construído em cima do terreno onde era o forte e, o túnel, que antes era usado pelos holandeses para transitarem e, possivelmente, fugirem devido ao ataque dos portugueses (pois havia conflito entre holandeses e portugueses naqueles tempos), passou a servir para os construtores do convento com tamanha utilidade no deslocamento de materiais que compõem o acervo histórico do monumento.

Poderiam cobrir as outras paredes com pedra também, não? 

Daí, conversei também com informantes de turismo de Penedo, atuais e antigos, e alguns moradores do famoso Barro Vermelho (Bairro Santo Antônio). Grande parte acredita na existência do túnel, haja vista que teve gente afirmando que já entrou e andou alguns metros, mas que teve que voltar pois era muito escuro e haviam muitos morcegos, isso partindo do convento. Há depoimento de que Penedo recebeu uma equipe de especialistas que procuraram o túnel a partir da “rocheira”, porém, não conseguiram o resultado que buscavam. Os depoimentos deixam qualquer um, que creia na existência do túnel, impressionado e pensando por que o mesmo teve suas entradas fechadas. Será possível a existência de segredos que não podem ser revelados?

Há quem diga que o antigo prefeito, Dr. Raimundo Marinho, fechou a entrada que ficava na “rocheira”, no ano em que foi feita a reforma desse ponto turístico (entre as décadas de 70 e 80), por que algumas crianças tinham costume de entrar e chegaram a encontrar moedas. Mas o fato é que era perigoso adentrar no escuro túnel e, por isso, aquele local deveria ser fechado.


A igreja Nossa Senhora das Correntes também tem um suposto túnel. Uma ex informante de turismo que já trabalhou nesse ponto, relatou sobre a visita de um antigo morador de Penedo, que passou a morar em Maceió. Este visitante (aparentemente com 60 anos de idade) disse que todas as vezes que vem para Penedo, tem que entrar nessa igreja, porque lembra que quando era adolescente entrou no túnel com um amigo para saber onde era a saída, mas teve que voltar porque encontrou cabelos, ossos e muita sujeira, além da escuridão que o assustava todas as vezes que fazia a tentativa. O suposto local de entrada para o túnel, ficava em baixo do vão da escada de acesso ao altar principal (coincidentemente como no convento, perto da escada).

Já conhece nosso instagram? Siga: @maistour

Igreja Nossa Senhora das Correntes

Era sabido pelos mais antigos que o suposto túnel da igreja das correntes fazia duas ligações, uma com a Ilha de São Pedro (que é possível avistar quando estamos de frente a igreja) e a outra com a “rocheira”. E para assustar os curiosos que ousassem entrar, falava-se na existência de uma grande serpente dentro desse túnel.

 

Ilha de São Pedro


Penso que, se realmente existiram tais túneis, o objetivo era transportar objetos de valor entre o local de desembarque (que seria o rio) e o destino (o Forte Maurício de Nassau), pois não poderiam circular por cima da cidade, logo que era um período de muito conflito entre os colonizadores e seria um risco expor as riquezas que chegavam a esta povoação. Talvez você possa pensar que as datas do Forte Maurício de Nassau, o convento e a Igreja das Correntes não coincidem, mas, basta raciocinar que a escavação de tal túnel faz parte da cartografia do Forte Maurício de Nassau e se encontra com os relatos de que o mesmo túnel era como um labirinto, o que me faz pensar que poderia ter saídas com a rocheira, convento, igreja das correntes, ilha de São Pedro e, quem sabe, alguma outra saída?!


O município de Penedo possui prédios seculares, alguns com passagens secretas para outros cômodos. No passado, era muito comum pensar uma forma silenciosa de escapar daquilo que poderia tirar sua liberdade de viver. O ser humano tem capacidade de pensar estrategicamente. As pirâmides do Egito, por exemplo, já não são tão misteriosas como na época de sua descoberta, pois algumas coisas já foram reveladas e, mesmo assim, ainda intrigam os pesquisadores. Tudo isso reforça o pensamento de que Penedo não é a “Ouro Preto do Nordeste” – como dizem algumas pessoas – e que é possível existir um túnel escondido. Quem desvendará o mistério?


E você, acredita? Conte para a gente nos comentários o que sabe ou ouviu falar, estamos curiosos.
 

http://maistour.com.br/
@maistour
82 99674-8900

 

Publicidade

* Para passagem aérea e hospedagem                 * Empréstimo Consignado 

(Mais Tour -  Rodoviária de Penedo-AL)              Inês Marinho - Próximo a praça da Santa Cruz

      

 

Comentários comentar agora ❯

  • Deivisson B. S. Sousa Caro escritor, fato relevante sobre este tema é que os construtores do convento da cidade de Penedo também fizeram outras construções e em todas elas foram encontradas passagens secreta e túneis, salvo engano no estado de Pernambuco ha um convento dos mesmos construtores e com grandes semelhanças ao Penedense onde foi encontrado um túnel para fuga de franciscanos e escravos, reforçando assim a tese de que existia um túnel que interligava as igrejas convento Santa Maria dos anjos e a Igreja de Nossa Senhora das correntes em Penedo, já que na igreja das correntes temos um comungou num altar e a historia de moradores antigos de uma entrada que dava para um túnel.Sendo assim não se pode dizer que seja uma lenda e sim que não se tem informações concretas nem um estudo de caráter técnico para tal. Particularmente acredito que sim existiu um túnel como viés para Franciscanos e escravo fujões e que tenha se usado a edificação do túnel antigo do forte.
  • Amanda Santos Seria bom se alguém tentasse entrar nesse túnel e aí sim iria tirar todas nossas dúvidas e matar a curiosidade.
  • Gladystone Santos Amigo Fabrício, venho novamente lhe parabenizar por tal atitude, pois também sou um dos curiosos, sobre este suposto TÚNEL. Invejo até aos que relataram, ter adentrado no mesmo e que infelizmente só encontrara, teias de aranha, morcegos e ossos de não sei lá o que. Também já ouvi muitas estórias, nas quais em algumas até me arrepiei ! A dessa SERPENTE então ! Acredito ter sido a melhor maneira, de desacreditar e desestimular a coragem de um homem, quando se trata de BURACO e COBRA, ( túnel e serpente ).Desde pequenos aprendemos a "não botar a mão a onde não conhecemos, nem tão pouco pegar nas coisas dos outros", ( no que não é nosso ).Então acredito que com isso, muitos dos Penedenses não quiseram arriscar... Há muitos anos atras, fui procurado por uma equipe de arqueólogos e antropólogos,do Rio de Janeiro - RJ. A fim de desvendar esta história, lembro que na mesma época, não tivemos acesso, nem carta livre, dos RESPONSÁVEIS pela Igreja e Convento de Santa Maria dos Anjos, Então tivemos que colocar em prática o 2º plano. Eu junto com a equipe, fomos até as margens do Rio, na parte da tão famosa ROCHEIRA, e lá ficamos procurando o tal túnel, das 08:00 h. da manhã as quase 17: 00 h. da tarde, cortando matos, cavando próximo as pedras, ví até um cabra descer amarrado por uma corda, de lá onde ficava os mastros, mas não só ví uma vez não, foram várias, de muitos pontos estudados por eles, lembro do que encontramos, muitas cobras, escorpiões e caranguejeiras, mas túnel que é bom nada ! Percebi uma frustração, estampada na cara do chefe da equipe, mas também percebi que valera apena para eles o desafio, e como recompensa, Deus nos presenteou com um belo dia de Sol escaldante ! E do que mais lembro, é que me mostraram alguns riscos nas paredes, tipo marcações, linhas, que indicavam a passagem do mar a mais de 2000 anos atras... No mais amigo Fabrício, rogo pela descoberta do Túnel, se é que ele existe, pois terei mais um ponto turístico a mostrar para nossos visitantes, e que com certeza, nossa cidade ficará mais conhecida, ou reconhecida, pelas nossas histórias...
  • Fabrício Olá, DEIVISSON B. S. SOUSA. Muito obrigado pelo valioso comentário. Reforço também que o texto levantou hipóteses e crenças... Abraço!
  • Fabrício Oi, AMANDA SANTOS. Também gostaria que isso acontecesse rsrs... Obrigado pelo comentário. Abraço!
  • Fabrício GLADYSTONE SANTOS, você é demais. Muito obrigado pelo seu comentário que sempre vem a somar. A descoberta de um túnel como este, certamente, alavancaria o turismo em Penedo de uma forma extraordinária. Gostaria que fosse realizado novos investimentos em pesquisa para desvendar o túnel. Assim acabaria a (in)quietação de muitos. Abraço!
  • Leda santos Bem ,sei que está Rocheira tem mistérios. minha mãe como não tinha tempo para lavar roupas durante a semana ia sempre aos Domingos. Minha mãe já tinhao Lugar dela para lavar as roupas era na pedra do lado onde construíram aquela caixa de tratamento de água em frente ao campo. Bem, a maré estava baixa a pedra estava aparecendo , ótima para lavar as roupas pois a água não estava batendo até encima , estava do jeito que todos gostava para subir na pedra e pular . . Minha Mãe começou a empilhar a roupa para lavar quando de repente apareceu em cima da pedra do lado dela um garfo de ouro brilhava muito ela olhou e disse de onde veio isso que não estava aqui????? Ficou olhando alguns segundos e resolveu pegar , na hr que foi botar a mão para pega-lo o garfo desapareceu . Incrível , minha mãe ficou com medo . Tirou a roupa da pedra e lavou numa bacia . Eu na época tinha 8 anos hj com 51 mas nunca esqueci o medo de minha mãe.
  • Maria Gorette Muito bem Fabrício, tudo que faz é importante para nossa cidade, você com suas pesquisas traz informações que muitas pessoas não conhece, através de fotos, de definição do lugar, como surgiu, datas, você se refere com carinho, é uma expectativa boa para os turistas e moradores desta cidade. Obrigada amigo por dar o seu devido valor a nossa cidades e seus povoados, em uma dessas fotos eu estou. Bjsss
  • Fabrício LEDA SANTOS, que relato bacana. Gostei muito. Isso vem para somar com outros relatos de pessoas do Barro Vermelho... Umas senhoras contaram que as crianças ficavam nas margens do rio, (nas imediações da rocheira) na busca de pedras brilhantes e outros objetos de valor. Muito obrigado pela contribuição! Abraço!
  • Fabrício MARIA GORETTE, pode ter certeza que faço tudo isso com muito carinho e dedicação mesmo. Nossa cidade é incrível. Muito obrigado pelo comentário. Grande abraço!