Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 11/07/2017 07:55

Duas perguntas que você pode fazer para um(a) turismólogo(a)

Arquivo pessoal
Duas perguntas que você pode fazer para um(a) turismólogo(a)
Rocheira - Ponto turístico de Penedo-AL

O assunto do momento se baseia em duas possíveis perguntas que você pode fazer a um turismólogo(a), acerca da realidade turística do município de Penedo-AL, abrangendo as curiosidades comuns de quem se interessa pelo assunto, de forma a criar uma retórica interessante para todos. Enquanto profissional da área, propus algumas respostas. Vamos a elas:


1° As pessoas, de uma forma geral, definem o turismo como o ato de viajar. Mas, enquanto turismólogo, o que poderia nos explicar sobre essa área?


O turismo atende a todos. Ele tem como ponto principal os viajantes, os quais motivados pela necessidade de usufruir do lazer, viagem de negócios, tratamento de saúde, finalidade educativa e etc., com permanência no destino por um período igual ou maior que 24h, acabam influenciando de forma direta e indireta as pessoas e o meio onde se hospedam. Não é à toa que o turismo é uma atividade que vem crescendo a cada dia, gerando emprego e renda, transformando realidades locais e influenciando mais pessoas para este setor.


2° Por que investir no turismo?


De uma forma prática, vou exemplificar e mexer com seu imaginário. O turista chega em Penedo para se instalar por dois dias, numa viagem de lazer. Nesse tempo ele pagou, em dinheiro, pelo serviço de hospedagem, serviço de acompanhamento de informante de turismo, passeio de barco, serviços de alimentos e bebidas, serviço de transporte coletivo e/ou alternativo (ônibus, táxi, moto-táxi), comprou souvenirs e antes de se despedir do município, comprou passagem aérea na agência de viagens e turismo Mais Tour.


Daí, se você perguntar: quem se beneficiou com a presença do turista foram os atores citados? A resposta vai ser um enfático NÂO! Porque o dinheiro recebido pelo estabelecimento de hospedagem, pode ser gasto numa gráfica, na confecção de panfletos, o informante de turismo poderá comprar um novo relógio, o barqueiro poderá investir em novos coletes salva-vidas, o dono do restaurante poderá comprar novos talheres, o taxista poderá pagar o emplacamento do veículo, o vendedor de souvenirs, por exemplo, comprará tapetes de “bem-vindo” e a agência Mais Tour, investirá em mais publicidade. Ou seja, setores que, outrora, poderiam pensar que não tinham nada a ver com o turismo, também receberam parcela daquele dinheiro que o turista investiu no lazer.

O leque de informações relacionadas ao turismo é de tamanha abrangência que, em novas oportunidades, serão trabalhados mais assuntos a fim de contribuir com o seu conhecimento. A relação do turismo com Penedo é maior do que as pessoas pensam.
 

http://maistour.com.br/
@maistour
82 99674-8900

 

Publicidade

Comentários comentar agora ❯

  • Ana Paula Pontes É isso aí Fabrício!! De uma forma bem singela e de fácil compreensão, os penedenses irão aprender mais sobre o turismo e sua importância para a cidade de Penedo. Com isso mudarão seu modo de pensar e agir. Podendo até, mudarem de vida.
  • Fabrício Olá, Ana Paula. Exatamente. Obrigado!
  • Tarcísio Marinho Peixoto Excelente texto coeso e bem explicado. Acho de grande valia e significado o trabalho local na área do turismo, não só do ponto de vista econômico, mas também cultural, porque eleva nossa terra à condição de uma cidade magnífica, revelada por seu acervo arquitetônico, além dos folguedos e nossa deliciosa culinária.
  • Fabrício Muito obrigado pelo comentário, Tarcísio Marinho. Grande abraço!