Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 22/07/2021 18:22

Você já ouviu falar na Síndrome da Vibração Fantasma do Celular ?

Google
Você já ouviu falar na Síndrome da Vibração Fantasma do Celular ?
A sensação é falsa, mas o comportamento é real.

Você já achou que seu celular estava vibrando e, quando foi verificar, se surpreendeu com o telefone sem mensagem alguma? Essa falsa sensação ocorre frequentemente, tem até um nome científico para ela, o Phantom Ringtone, em tradução, a síndrome da vibração fantasma. Segundo a coordenação do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é uma novidade. Em sua fala ele descreve: "Há mais de uma década, surgiu quando se começou a tentar delinear o que seria uma eventual dependência de telefone celular. Quem fez essa proposta foram pesquisadores australianos”.

Por estarmos conectados o tempo todo, o nosso cérebro aprende que o aparelho pode tocar a qualquer momento, e por isso fica na expectativa. Em alguns momentos sem a devida percepção, essa memória é acionada, fazendo sua atenção voltar-se a uma falsa sensação, mas que neste momento parece real. Usando este modelo de explicação, é igual a quando você fica pensando muito em uma comida, por exemplo, se você chegar a fechar os olhos seu corpo pode sentir que em breve vai saborear a mesma, parece tão real que você começa a salivar. Não há problema em sentir ou achar que o celular está tocando, pois isso é muito comum.

O sinal de alerta deve acender quando essa vibração fantasma acontece várias vezes ao dia, servindo como um gatilho para aumentar a ansiedade. Esta ação nos deixa com uma grande expectativa e nos deixa em um estado de alerta permanente, o que causa uma grande exaustão mental. Um estudo dirigido pela Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que todos temos a necessidade de tirar um tempo sem o aparelho, voltando a se conectar de verdade com as situações atuais. Sendo então, uma forma de limpar seu cérebro do estímulo e de prevenir a vibração fantasma. Cuide-se, tenha um tempo para você!

 

 

 


 

Comentários comentar agora ❯