20 Julho 2022 - 08:17

Ampliação da ponte sobre rio Poxim será marco na melhoria da mobilidade em Aracaju

Emurb/Aracaju
Fase da obra é de cimbramento com a armação de vigas

Atenta ao crescimento da cidade e acompanhando as novas demandas impostas pela sociedade à medida que vai se modernizando, a Prefeitura de Aracaju tem voltado o olhar para o aprimoramento da mobilidade urbana. Com este intuito, dentro do Projeto de Mobilidade Urbana e de um Planejamento Estratégico, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a obra de ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, no bairro Farolândia.

A partir do serviço, a ponte passará a contar com três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com 12 m de largura cada, além de uma ciclovia e duas pistas para pedestres. O equipamento possui uma extensão de 160 m e a ampliação em mais 4 metros envolve seus dois lados.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a obra é fundamental para atender uma nova configuração do trânsito de veículos da capital, já que a ponte Juscelino Kubistchek foi construída há 64 anos.

“A ponte fica localizada na avenida Beira Mar, que possui um fluxo muito intenso, sobretudo nos horários de pico. A avenida possui três faixas, mas a ponte só duas. Isso causava um afunilamento, que complicava o trânsito, causava transtornos e até acidentes. Quando for concluída, a obra vai trazer uma melhoria significativa naquela região, dando mais fluidez e segurança durante a travessia, não só para condutores, mas também para pedestres e ciclistas”, frisa.

A obra

Em ritmo acelerado, a obra continua em fase de cimbramento, com a armação e forma das vigas de sustentação da nova faixa da ponte, no sentido Centro/Praias. Nos próximos dias, será passado o concreto deste lado, e montado o cimbramento do sentido contrário.

O cimbramento é toda a estrutura metálica de suporte provisório que sustenta o peso do concreto a ser aplicado. O processo de cura da massa, em que o concreto atinge sua resistência máxima, dura cerca de 28 dias. Após esta etapa, a Emurb iniciará o mesmo procedimento no sentido Praias-Centro.

Planejamento

Para consolidar a melhoria, a Prefeitura investe R$ 20.971.282,97. A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju.

por Prefeitura de Aracaju

Comentários comentar agora ❯