16 Agosto 2022 - 15:11

Prefeitura oferece múltiplos canais para solicitar reparos na iluminação pública

Modernizar a gestão e trazer mais facilidade para o cidadão na hora de acessar os serviços públicos são algumas das mais importantes metas traçadas pela atual administração da Prefeitura de Aracaju. O efeito de iniciativas desta natureza se vê na prática, com redução da burocracia, agilidade nos processos e eficientização da gestão municipal.

Um dos procedimentos que foram aprimorados com este novo modelo de gestão diz respeito, diretamente, à segurança, comodidade e conforto da população: os serviços ligados à iluminação pública.

A partir do Consórcio Conecta Aracaju S/A, a capital passa por aguardado processo de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED. Além disto, outro importante serviço, que já vem sendo realizado, é a manutenção de todo o parque de iluminação, atendendo a pedidos para troca de lâmpadas apagadas ou em mau funcionamento, luminária virada, risco de acidente, poste danificado, implantação ou troca de braço de poste, entre outros. No mês de julho, foram 1.256 intervenções para troca de lâmpada.

Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), disponibiliza um aplicativo para que a comunidade aracajuana possa, na palma da mão, reportar problemas ligados à iluminação pública e colaborar para que a situação seja solucionada.

Para baixar o aplicativo, basta acessar a Play Store, loja de aplicativo para aparelhos celulares de sistema Android. Ao iniciar a navegação, é preciso realizar um cadastro informando CPF, telefone e e-mail. Logo após, será apresentado um mapa identificado pelo GPS do telefone, e o usuário poderá indicar qual o poste com problema e aguardar o envio da equipe de manutenção.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, o mecanismo torna mais estreita a relação entre o poder público e a sociedade.

“Hoje em dia, quase todo mundo tem um celular com conexão à internet. Então, disponibilizar este serviço por meio de um aplicativo facilita muito a vida das pessoas porque ela consegue pedir a troca de lâmpada, por exemplo, em uma plataforma capaz de abrigar informação, entretenimento, saúde e muito mais. Com a colaboração que recebemos da sociedade, o trabalho acontece de forma mais rápida e direcionada, tornando mínimos os impactos destes problemas para uma rua ou bairro. Estes serviços são realizados todos os dias, mas sua incidência tende a diminuir à medida que a modernização por lâmpadas de LED progride”, explica Ferrari.

Após o registro, o trabalho pode ser executado em 24h, 48h ou 72h, a depender da complexidade do serviço.
 

por Secom - Aracaju

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