14 Janeiro 2022 - 07:00

Fim de semana será de calor e chuvas isoladas no Estado de Sergipe

Governo de Sergipe
Os deslocamentos de ar quente (ventos alísios) continuam em direção ao Brasil Central

Os deslocamentos de ar quente (ventos alísios) que continuam em direção ao Brasil Central, Sudeste e ao Oceano Atlântico prosseguem reforçando as instabilidades climáticas nessas áreas, mantendo um canal de umidade e dando sequência ao típico calor predominante na estação em todo o território sergipano, porém, provocando chuvas em pontos isolados.

De acordo com a Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT), da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), um sistema denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está atuando na atmosfera e o centro dele fica sem umidade, direcionando-a para as suas bordas, e, com isso ocasionando situações peculiares, como é o caso das chuvas pontuais.

Atualmente, as bordas as quais ele está atuando concentram-se em boa parte do Sul do Estado de Alagoas e a parte Norte de Sergipe, o que ocasionará a partir desta sexta-feira, 14, chuvas em dias, períodos e territórios diferentes, variando de leves a moderadas.

Para amanhã, espera-se também que as precipitações aconteçam durante a madrugada em municípios do Alto Sertão, Baixo São Francisco com intensidade moderada e leves no Médio Sertão Sergipano. Pela manhã, além dos três citados, elas avançam para os territórios Agreste Central e Leste Sergipano e à tarde, no Alto Sertão e Médio Sertão Sergipano, sendo que onde não chover, o céu tende a ficar parcialmente nublado, situação que permanece à noite ao longo de todo território sergipano. As temperaturas no litoral ficam em torno de 23,8°C à 30,4°C, enquanto no interior do estado entre 20,4°C e 30,8°C.

No sábado, 15, a tendência é que as chuvas venham a ocorrer de maneira leve durante a manhã no Alto Sertão, Baixo São Francisco, Leste e Médio Sertão Sergipano, à tarde no Agreste Central, Alto Sertão, Baixo São Francisco e Médio Sertão Sergipe, e tempo nublado nos outros territórios, com temperaturas máximas de 30,5ºC no litoral e 31,8°C no interior. Durante à noite, aguarda-se tempo parcialmente nublado ou nublado ao longo de todo território Sergipano, com as temperaturas mínimas de 24°C no litoral e 22,1°C no interior.

Principal dia de lazer para a maioria dos sergipanos, o domingo, 16, terá precipitações leves durante a madrugada no Alto Sertão, pela manhã ainda no Alto Sertão e Sul Sergipano, sendo que nos outros territórios o céu fica aberto e com poucas nuvens, estendendo-se para o período da tarde nos oito territórios, e tempo nublado em todos eles no período noturno. Para quem pretende ir às praias, os termômetros no litoral oscilam entre 23,9°C e 30,2°C, já no interior eles variam de 20,5°C à 31,8°C.

por Governo de Sergipe

Comentários comentar agora ❯