11 Agosto 2022 - 08:56

Defesa Civil retoma encontros presenciais com o Nupdec Porto Dantas

Na tarde desta quarta-feira, 10, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), retomou os encontros presenciais com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdec) do bairro Porto Dantas.

No encontro, que aconteceu no Espaço Social Valdete de Deus, os agentes da Defesa Civil dialogaram com os moradores do núcleo sobre as áreas de risco da localidade.

Segundo a assistente social da Defesa Civil, Sheila Rollemberg, essa foi a primeira reunião presencial com o grupo 2022, desde as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.“Ouvimos as novas demandas da comunidade e também demos retorno às demandas sobre as quais dialogamos anteriormente”, conta Sheila.

Os Nupdecs são formados por moradores de comunidades onde há áreas de risco já mapeadas e monitoradas pela Defesa Civil. Os cidadãos envolvidos participam periodicamente de reuniões, nas quais indicam situações que demandam atenção. O grupo atua como multiplicador de boas práticas e parceiro da Defesa Civil na localidade onde residem.

A integrante do Nupdec Porto Dantas, Lúcia de Fátima de Oliveira, ficou satisfeita com o retorno dos encontros presenciais. “Uma reunião presencial tem um aspecto diferente, é mais fácil de demandar e resolver as coisas. A Defesa Civil de nosso município tem entrado nas comunidades e resolvido nossos problemas. Espero que possamos detectar as necessidades do povo, principalmente em época de chuva, onde o trabalho bem feito é mais que necessário”, frisa Lúcia, que aprova o trabalho executado pelo órgão municipal.

Antônio Carlos dos Santos também é membro do Nupdec e ressalta que a ação da Defesa Civil é importante para o bairro. “Essa parceria da Defesa Civil com o Porto Dantas vem nos beneficiando há bastante tempo. Ela fortalece o controle social dentro da comunidade. Através da formação do Nupdec em nosso bairro a população tem acesso a esclarecimentos sobre a limpeza de suas portas e canais, por onde passam as águas pluviais, para que ela não sofra com enchentes”, afirma.

A assistente social Sheilla Rollemberg destaca ainda que os Nupdecs vêm atuando como os olhos da Defesa Civil nas comunidades de Aracaju. “O Nupdec é o braço direito da Defesa Civil na comunidade. Eles conhecem a comunidade como um todo, por isso sabem onde é preciso a intervenção da Defesa Civil e de outros órgãos”, concluiu. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯