08 Dezembro 2021 - 19:36

SUS Aracaju: canais de comunicação da Prefeitura facilitam marcação de consultas

Ascom SMS
O serviço de agendamento funciona das 7h às 17h

A partir da modernização dos sistemas de saúde realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a exemplo do Prontuário Eletrônico, foi possível lançar canais de comunicação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, que facilitam o acesso aos serviços da rede, principalmente a marcação de consultas.

“Implementamos esses canais como forma de evitar aglomerações na Unidades Básicas de Saúde [UBSs], ao tempo em que também ofertamos o acesso aos serviços de saúde de maneira remota, o que é mais prático e confortável para nossos usuários. São opções a mais de acesso, entretanto, para aqueles que optarem, o agendamento das consultas de forma presencial continua sendo realizado nas UBSs”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Criada diante da necessidade de isolamento social durante a pandemia, a central telefônica 0800 729 3534 possibilita aos usuários registrar ouvidorias, tirar dúvidas e receber
orientações sobre a covid-19, ter acesso ao serviço de apoio psicológico e ainda agendar consultas (gestantes, hipertensos e diabéticos, bem como a consulta odontológica eletiva).

Discando a opção 3, é possível realizar o agendamento da consultas de pré-natal, que será feito para a Unidade Básica de Saúde a qual a gestante está vinculada, bastando apenas que ela compareça no dia e horário marcados. O serviço de agendamento funciona das 7h às 17h.

Também de segunda a sexta, das 7h às 17h, discando a opção 4 da central telefônica, é possível realizar a marcação de consulta para pessoas diabéticas e/ou hipertensas. Já as pessoas que buscam atendimento odontológico eletivo, que inclui serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, basta agendar pelo 0800 729 3534, na opção 5.

Portal da Saúde
Outra opção virtual para agendamento de consultas, entre outros serviços, é o cadastramento no Portal e aplicativo da Saúde de Aracaju. Basta acessar o site https://aracajusms.voipy.com.br/recadastramentosms/Recadastramento, deve preencher o formulário, anexar os documentos pessoais de identificação e comprovante de residência, que podem ser fatura de água, energia ou internet fixa, além de carnê de IPTU ou contrato de aluguel. Já o acesso ao aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’ é possível tanto em Android quanto IOS, e está disponível no Play Store e na Apple Store.

Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail) uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no Portal quanto no aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado.

Com a senha recebida, é possível acessar o portal e aplicativo e realizar o agendamento das consultas, de acordo com a Unidade Básica de Saúde a qual o usuário está vinculado. Ao acessar o Portal da Saúde de Aracaju, o usuário visualiza os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Lista de Espera (consultas e exames), Visualização de Agendamento de Exames e Lista Pública de Espera de Pacientes (consultas, exames e procedimentos). 

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯