04 Maio 2021 - 18:36

Prefeitura de Aracaju implanta 30 novos leitos para atendimento de pacientes com covid-19

A Prefeitura de Aracaju implantou 30 novos leitos, de baixa e média complexidade, para o atendimento de pacientes com covid-19 na capital. Fruto de uma parceria com o Hospital Santa Isabel, a área funciona em um espaço anexo à maternidade da unidade hospitalar e será gerenciada pelo Instituto Humaniza - uma organização social do terceiro setor, sem fins lucrativos -, através de termo de cooperação. O prefeito Edvaldo Nogueira visitou o espaço, na manhã desta terça-feira, 4, acompanhado da secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

"Esta é uma parceria muito importante entre a Prefeitura e o Hospital Santa Isabel. Essa ala estava desocupada e a Prefeitura alugou para ampliar os leitos de enfermaria na capital. Aqui, serão disponibilizados 30 leitos, e eles serão administrados por uma organização do terceiro setor. Nossa ideia é melhorar, cada vez mais, a Atenção Básica da nossa cidade, a baixa e média complexidade, prestando um atendimento cada vez melhor aos aracajuanos. Então, é com muita alegria que entregamos hoje mais esse ponto de referência para atendimento de pacientes com covid, que vai colaborar para que possamos enfrentar de forma efetiva essa pandemia", destacou Edvaldo.

De acordo com o prefeito, o contrato firmado entre a Prefeitura e o hospital terá, inicialmente, o prazo de seis meses, mas poderá ser prorrogado. "Nossa ideia é que esse espaço funcione enquanto for necessário. Enquanto estivermos combatendo a pandemia, os leitos serão voltados para o atendimento de pacientes com covid, mas depois poderão ser usados para outros fins da área da Saúde. À medida em que formos retomando as questões da Saúde, vamos analisando porque tudo o que estamos fazendo para enfrentar o coronavírus, queremos aproveitar para que fique perenemente para a população", ressaltou o gestor.

Dos 30 leitos que foram implantados no local, 20 são destinados para enfermaria e dez para o atendimento de casos críticos. Para utilizar o espaço, a gestão municipal realizou melhorias estruturais no local, que poderão ser revertidas à população após a pandemia. O custo mensal investido para manter a área será de R$1,9 milhão.

"Mais uma vez, reafirmamos o nosso compromisso com a população. Foi um esforço muito grande para que conseguíssemos alugar esse espaço, anexo à maternidade do Hospital Santa Isabel. Este é um espaço novo, tem toda uma estrutura e, também, tem a oferta de oxigênio da usina do hospital, adquirida há pouco tempo, o que nos dá uma garantia de que não faltará esse insumo. Todas as vantagens fizeram com o que o município montasse uma logística e, hoje, pudesse disponibilizar mais 30 leitos à população. É mais uma ferramenta para ajudar no enfrentamento à pandemia", salientou a secretária da Saúde de Aracaju Waneska Barboza.

Com a instalação dos novos leitos, a rede municipal passa a ofertar 157 leitos exclusivos para pacientes com covid-19, incluindo os 28 de retaguarda que foram implantados no Hospital João Alves Filho (Huse), 30 leitos no Hospital Municipal Nestor Piva, 26 leitos no Hospital Municipal Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯