01 Julho 2022 - 18:21

Em entrevista, prefeito Ronaldo Lopes fala sobre ações executadas para reduzir danos provocados pelas chuvas em Penedo

aquiacontece.com.br
Prefeito Ronaldo Lopes durante entrevista ao Programa “Canal do Povo”

O Programa Canal do Povo apresentado por Peterson Almeida na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) recebeu na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, o prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes (MDB), que fez uma prestação de contas das últimas ações realizadas no município e falou para os ouvintes da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco sobre programas importantes que estão prestes a serem executados na cidade ribeirinha.

Ronaldo Lopes iniciou a entrevista falando sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Penedo para reconstruir a cidade e dar apoio às famílias que foram afetadas pelas fortes tempestades que castigaram toda a região há pouco mais de um mês, deixando muitos estragos na cidade ribeirinha que registrou o maior acúmulo de chuvas da história, algo em torno de 300 milímetros em apenas 24 horas.

“Isso nunca aconteceu em Penedo, desde quando esses índices pluviométricos passaram a ser medidos. Naturalmente isso trouxe muitos problemas para a população da cidade. Várias ruas foram alagadas, casas desabaram, pessoas ficaram soterradas, mas graças a Deus as equipes de socorro chegaram rapidamente e não tivemos mortes. Desde então a gente arregaçou as mangas e passamos a desenvolver um trabalho, com a ajuda de diversos órgão e da população, em prol dessas pessoas mais atingidas”, explicou Lopes.

Além de fornecer abrigo para essas famílias atingidas, a prefeitura de Penedo determinou que todas as secretarias municipais trabalhassem em conjunto para que não faltasse nada para essas pessoas que estavam passando por esse momento delicado. Com o apoio também da população e de algumas entidades, um grande mutirão foi realizado e a solidariedade fez toda a diferença na vida de quem mais precisava diante da gravidade do problema.

O prefeito lembrou que após prestar assistência às famílias atingidas, deixando-as em segurança, o Município passou a trabalhar para diminuir os estragos provocados em diferentes pontos de Penedo. Para isso, o poder público teve que chegar a abrir algumas vias para que as águas pudessem escoar, citando como exemplo a vala aberta em um trecho da ladeira do Oiteiro, na Rodovia Mário Freire Leahy.

“Os estragos foram grandes, tanto na zona urbana quanto na rural, mas com muito trabalho e apoio do governador Paulo Dantas, estamos reconstruindo nosso município. Mas, vale ressaltar, que nossa prioridade desde o primeiro momento foi com as pessoas. Prova disso é que atualmente temos 300 famílias morando em casas que alugamos, através do programa Aluguel Social. Além disso, com o apoio do Governo Federal e do Governo de Alagoas, também estão garantidas cestas básicas para as famílias atingidas até o final do ano”, complementou, lembrando também do Programa Auxílio Chuvas, criado pelo governador Paulo Dantas para transferir a quantia de R$ 2 mil para as famílias mais atingidas.

Ainda durante a entrevista o prefeito falou sobre o Programa Vida Nova nas Grotas, lançado pelo governador Renan Filho e mantido por seu sucessor, Paulo Dantas, e que vai começar a ser executado em Penedo já na próxima semana. Lopes destacou que as ações serão iniciadas na Brasília, localizada no bairro Santo Antônio, popular Barro Vermelho, uma das regiões mais prejudicadas pelas chuvas. Posteriormente, assim como solicitado por Ronaldo Lopes, o programa vai se estender para outras áreas de Penedo entre elas Castro Alves (Bititinga) e Senhor do Bonfim (Oiteiro).

Sempre que concede entrevista nos mais diversos meios de comunicação, um dos questionamentos mais recorrentes da população é quanto a calçamento de ruas. O prefeito lembrou que já assinou um convênio em parceria com o Governo de Alagoas para asfaltamento de mais 16 km de vias urbanas, contemplando os conjuntos Cidade do Povo, o Vale do Marituba e o Nilo Menezes, no bairro Raimundo Marinho; a comunidade do Campo Redondo; bairro Santa Cecília (Matadouro); bairro Santa Isabel (Cacimbinhas); Nossa Senhora de Fátima (Coréia) e Areal, no bairro Senhor do Bonfim; loteamento Santa Luzia e ruas da Cooperativa 1º Núcleo, entre outras.

“Vamos conseguir asfaltar muitas localidades, resolvendo um problema antigo da população que hoje sofre com a lama no inverno e a poeira no verão”, salientou o prefeito, enfatizando que nesses locais também será feito um grande trabalho de drenagem e construção de calçadas.

A zona rural de Penedo também será contemplada com asfaltamento, fruto dessa parceria da prefeitura municipal com o governo estadual. No total, inicialmente, 11 km de acesso a povoados serão asfaltados melhorando assim a mobilidade do homem do campo.

“Nessa etapa devem ser asfaltados o acesso aos povoados Tabuleiro dos Negros, Palmeira Alta, Santa Margarida, entre outros, como parte do programa Alagoas de Ponta a Ponta, que conseguimos que Penedo também fosse contemplado. O governador deve assinar essa ordem de serviço dentro de alguns dias. São muitos os benefícios que esse asfalto trará para nossa gente”, acrescentou.

O prefeito falou ainda durante a entrevista sobre o Programa Penedo Mais Iluminada, que no momento está contemplando a via conhecida como “Avenida Contorno” e outros assuntos. Clique no Player e confira o áudio na integra!

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.