19 Outubro 2021 - 18:04

IMA representa Alagoas em Webinar nacional sobre boas práticas estaduais na gestão ambiental

Reprodução/IMA
Estado se destaca por ter iniciativas de democratização de informações sobre UCs

Disponibilizar informações sobre Unidades de Conservação (UCs) é uma forma de promover a criação de mais áreas protegidas. Nesta última sexta-feira (15) o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participou do webinar organizado pela GIZ e o Instituto Ekos Brasil, com o tema “Boas práticas estaduais de apoio à gestão ambiental municipal”.

Alagoas entra como destaque na categoria 1 – Boas práticas de cadastro e/ou mapeamento público de Unidades de Conservação municipais, em razão dos materiais disponibilizados para o amplo acesso de mapas e informações fornecidas pelo Instituto.

Essas ferramentas são: plataforma Imageo, que dispõe para qualquer pessoa os dados obtidos e reunidos pelo setor de geoprocessamento do Instituto, o livro de Unidades de Conservação e os mapas das UCs que estão no site do IMA. Ambas foram consideradas iniciativas com acesso público e que podem ser utilizadas facilmente.

Além disso, Alex Nazário, geógrafo e consultor ambiental do IMA, afirma que durante o webinar foram abordados “exemplos exitosos de estados que ressaltaram a criação e gestão das UCs municipais. Bem como as novas ideias, iniciativas, políticas públicas e ações”.

A participação dos órgãos ambientais e gestores em reuniões e eventos, que discutem sobre as boas práticas para o meio ambiente, é fundamental para estabelecer vínculos e conhecimentos sobre iniciativas assertivas de preservação.

Ainda, a população pode acessar gratuitamente e de modo rápido, através dos links abaixo, as ferramentas disponibilizadas pelo IMA.

Livro de Unidades de Conservação: http://www.ima.al.gov.br/livro-verde/

Imageo: http://imageo.ima.al.gov.br/

Mapas UCs: http://www.ima.al.gov.br/unidades-de-conservacao/ 

por Assessoria IMA

Comentários comentar agora ❯