15 Outubro 2021 - 13:06

Equipes da Adema resgatam diversos animais silvestres na capital de Sergipe

Fotos: Ascom/ Adema
Carcará, Garrinchas, Guaxinim, entre outros bichos foram apreendidos

Nos últimos dias, as equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foram acionadas para resgatar várias espécies de animais silvestres em alguns bairros da capital sergipana.

No bairro Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, os profissionais resgataram um guaxinim (Procyon lotor) que encontrava-se em um terreno de uma residência. Ao chegar no local, constataram tratar-se de uma espécie macho, que estava muito debilitado, além de apresentar um ferimento na pata esquerda com presença de miíase e exposição óssea. Após o resgate, o animal passou por avaliação clínica, recebeu limpeza no ferimento, foi medicado, e, posteriormente encaminhado ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade, onde receberá tratamento até estar apto à soltura.

Também na mesma região, a equipe foi acionada por moradores, e, ao chegarem na residência de uma família no bairro Aruana, os profissionais identificaram um ninho com cinco filhotes de garrincha (Troglodytes musculus), contidas em uma caixa de papelão, e, certificou-se que todos estavam bem desenvolvidos, porém, foram levados ao Cetas para ficar em observação, até estarem prontos para serem reinserido na natureza.

No mesmo bairro, moradores solicitaram o resgate de um saruê (Didelphis aurita) que estava vagando em um condomínio residencial. Feita a avaliação, os profissionais constataram que apesar de juvenil e não apresentar escoriações pelo corpo, o animal estava apático (razão pela qual se encontrava contido em uma balde) e letárgico, tendo sido encaminhado ao Cetas para tratamento.

Ainda na Zona de Expansão, os servidores do órgão ambiental resgataram uma cobra cipó (Chironius) em um condomínio residencial no Loteamento Marivan. Avaliado clinicamente, o réptil estava bem de saúde e foi devolvido em uma área de reserva ambiental.

No bairro Getúlio Vargas, o proprietário de um estabelecimento comercial acionou o órgão ambiental para resgatar um carcará (Caracara plancus). A equipe constatou que a ave estava com uma pata machucada, tendo sido avaliada e encaminhada para o Cetas, a fim de ser reabilitado e depois reinserida na natureza. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯