20 Junho 2022 - 00:00

Força-Tarefa das Águas garante mais eficiência nos trabalhos com menor custo

Ascom/CC
Reunião mensal realizada na Casa Civil

Um milhão de pessoas terão acesso à água nos próximos dias. Essa é a meta discutida na reunião deste mês com todos os órgãos envolvidos na Força-tarefa para levar água, até o fim do ano, para 1,5 milhões de moradores de comunidades rurais afastadas nos estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais. Hoje, o número de pessoas atendidas, nessas localidades, já passa dos 968 mil.

Atender cerca de 32 mil pessoas nos próximos dias parece um número bem viável. O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel Marques, afirmou que já estão em execução várias obras de sistema simplificado de água no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. As obras nesse modelo de abastecimento levam mais tempo para serem concluídas, mas garantem água diretamente nas torneiras das famílias beneficiadas.

Os ministérios do Desenvolvimento Regional, Saúde, Cidadania, Defesa, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) também apresentaram números otimistas para atender o maior número possível de pessoas.

Os ministérios do Desenvolvimento Regional, Saúde, Cidadania, Defesa, a Codevasf e o DNOCS também apresentaram números otimistas para atender o maior número possível de pessoas. “ O mais importante dessas reuniões não é apenas acompanhar os trabalhos, mas colocar os órgãos na mesma mesa e ver como um pode ajudar no trabalho do outro, as parcerias que podem ser firmadas. Todos reunidos com o propósito de otimizar resultados, diminuir custos e atender o mais rapidamente a população brasileira”, explicou o Subchefe Adjunto Executivo da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Guilherme Bianco.

Ainda nesta semana, uma nova ordem de serviço para perfuração de poços deve ser assinada no Rio Grande do Norte. Esses poços serão capazes de abastecer cerca de 280 mil pessoas.

por Casa Civil

Comentários comentar agora ❯