28 Maio 2022 - 09:28

Segurança Comunitária ganha investimentos na formação de agentes

Alberto Jorge/ Ascom Semscs
Mais de 400 certificados de capacitação foram entregues aos guardas municipais de Maceió

Cursos de formação e melhores condições de trabalho vêm sendo a nova realidade dos agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM). Após anos sem investimentos, a Prefeitura de Maceió promoveu 19 cursos desde janeiro de 2021. As conquistas vão desde as capacitações constantes até a liberação do porte funcional de arma de fogo. São iniciativas que oferecem uma sensação de segurança maior do maceioense e uma guarda mais motivada para trabalhar em prol da sociedade.

Uma preparação maior deixa os guardas aptos para respostas rápidas e seguras em seu dia a dia. Alex Pereira, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), reforça a importância destes treinamentos. “A Guarda Municipal de Maceió faz parte do Sistema Único de Segurança Pública e por isso temos que prezar em manter a qualidade dos nossos agentes sempre em alto nível”, justifica Pereira.

De acordo com o secretário adjunto, as capacitações compreendem as mais diversas áreas atendendo às demandas dos diversos grupamentos. “São eles que estão nas ruas diariamente. E as especializações aperfeiçoam as técnicas profissionais, garantindo uma prestação de serviço cada vez melhor ao povo maceioense”, completou Alex Pereira.

No total, 426 certificados foram entregues aos servidores, em 17 formações, entre os principais cursos oferecidos estão: primeiro curso de aperfeiçoamento da Guarda Municipal; curso de capacitação e enfrentamento da violência contra mulher, crianças e adolescentes; atualização do curso de formação da guarda municipal; primeira e segunda turma do curso e instrução de armamento e tiro, entre outros.

Outros dois cursos estão em andamento: uma capacitação turística para o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT); e a segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT), onde serão entregues mais 64 certificados. Gerando ao todo, 490 certificados de formação em 19 capacitações.

"Prontos para um melhor serviço"

Para o guarda municipal e aluno da segunda turma do curso de Instrução Armamento e Tiro, Jobenildo de Lima, os agentes de segurança estão mais preparados e prontos para prestar um melhor serviço à população.

“A atualização do curso de formação foi de extrema importância para todos os integrantes da Guarda Municipal de Maceió, visto que ficamos vários anos sem nenhum investimento em capacitação. Isso nos traz uma preparação melhor para o dia a dia, nos qualificando para que a gente ofereça a sociedade um melhor serviço. E agora com o curso de porte arma, vamos estar mais preparados para enfrentar qualquer situação nas ruas de Maceió”, disse.

Durante as capacitações, os guardas municipais tiveram acesso a aulas sobre: legislação penal, abordagem em veículos, atendimento pré-hospitalar. Eles também receberam atualizações sobre imobilização e algemação, técnico-tático de confronto corporal, violência doméstica, código de ética da Guarda Municipal, noções de abuso de autoridade e Doutrina Tática Convencional, atualização dos métodos de uso da arma, entre outros conteúdos práticos e teóricos.

Guardas municipais vivem nova realidade

“A Coordenação de Ensino e Instrução (CEI) sempre está oferecendo cursos e capacitações para os guardas municipais com objetivo de preparar e qualificar os servidores com capacitações continuadas. Dessa forma oferecer a população e aos turistas que nos visitam, um serviço de segurança pública de qualidade”, ressalta o coordenador de ensino e instrução da Semscs, Raimundo Maia Júnior.

Com a conclusão do curso de Instrução Armamento e Tiro, os guardas municipais receberam da Polícia Federal o porte funcional de arma de fogo, outra grande conquista segurança pública de Maceió. Todo o curso seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao final da segunda turma da Instrução de Armamento e Tiro, mais 32 guardas municipais estarão aptos a portarem pistolas e revólveres nas ruas da capital.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯