27 Julho 2021 - 09:26

Escolas recebem 300 computadores para modernização da gestão escolar

Leonardo André
Computadores são modernos e compactos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou, na última sexta-feira (23), a entrega de 300 novos computadores às 143 unidades escolares da rede municipal. A iniciativa toma como base uma das prioridades da gestão do prefeito JHC ao permitir que os profissionais da educação tenham acesso a equipamentos modernos e ágeis.

Os computadores começaram a ser distribuídos em 12 de fevereiro, destinando, em média, dois computadores Lenovo ThinkCentre para cada uma das 143 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Cada equipamento está completo com gabinete, monitor, mouse e teclado, e foram instalados na parte administrativa das escolas.

As máquinas são essenciais na organização das unidades da rede, otimizando os seus processos administrativos. Este é o entendimento do secretário municipal de Educação, Elder Maia.

“Temos o mais absoluto senso de urgência que a educação exige, por isso, realizamos com agilidade a entrega desses equipamentos compactos e modernos, que ficarão na parte administrativas das escolas. Com esses computadores, as equipes das escolas poderão realizar matrículas, fornecer históricos aos alunos e demais procedimentos administrativos”, destaca o secretário.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Semed, Pitágoras Aranda, o modelo da máquina é compacto e permite uma maior fluidez nas atividades das escolas.

“Os computadores são de tamanho compacto, o que otimiza o espaço, de última geração e com ótimo desempenho. O equipamento não necessita de estabilizador, pois são bivolts, podendo ser ligados diretamente na tomada, dentre outras funcionalidades que vão otimizar os trabalhos em todas as escolas municipais”, explica o coordenador.

Muitas escolas não possuíam computadores, e com as entregas, terão um aprimoramento em sua logística interna. Esse é o caso da Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, no bairro Cidade Universitária. De acordo com o diretor Danilo do Santos Neto, a unidade terá um avanço na parte tecnológica.

“Os computadores são fundamentais para todo o processo do município, a exemplo do Senso e da plataforma Sislame. Sem os computadores, também não existe possibilidade de desenvolvermos ações importantes para a comunidade escolar. Não tínhamos computadores, pois eles foram danificados devido a infiltrações, e com esses novos equipamentos poderemos direcionar melhor os processos administrativos, principalmente num momento onde as tecnologias são fundamentais no processo organizativo”, considera o professor.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯