24 Junho 2022 - 02:00

Ufal oferta mais de 2,8 mil vagas ociosas em cinco editais

Divulgação
Seleção é para alunos e ex-alunos, além de estudantes de outras instituições

A Pró-reitoria de Graduação da Ufal (Prograd) da Ufal disponibilizou 2.827 vagas para cursos nos quatro campi distribuídas em cinco editais. Os processos seletivos são para Reopção de curso e mudança de turno; Reingresso; Reintegração; Transferência Externa; e Portadores de Diplomas ou Segunda Licenciatura.

Os editais visam à ocupação de vagas ociosas na Ufal para o semestre letivo 2022.2, que ainda não tem data para iniciar.

“Diante do cenário atual de evasão, inclusive no primeiro período dos cursos, a Prograd, o DRCA [Departamento de Registro e Controle Acadêmico], CRCAs [Coordenadorias de de Registro e Controle Acadêmico] junto às coordenações de cursos da Ufal têm feito um esforço coletivo para contemplar nos editais de vagas ociosas todas as vagas possíveis a serem preenchidas no semestre letivo 2022.2, buscando minimizar o impacto da evasão nos cursos de graduação da Ufal”, destacou a professora Eliane Barbosa.

A publicação dos editais já é prevista no Calendário Acadêmico aprovado pelo Consuni. As inscrições começam nesta sexta-feira (24), no site da Copeve, e vão até 25 de julho, mas as etapas seguem calendários específicos em cada edital.

“Os candidatos devem atentar para os prazos e requisitos necessários para realizar a inscrição no processo seletivo”, reforçou.

Reingresso

Uma das oportunidades é para o estudante graduado da Ufal e que queira solicitar a complementação da outra modalidade, a exemplo dos cursos que possuem bacharelado e licenciatura. São 108 vagas ofertadas para reingresso e a seleção é feita em duas etapas exclusivamente via internet, com preenchimento de formulário de inscrição e envio de documentos. Confira as vagas disponíveis nos anexos do edital n°34.

Inscrições – 24/06 a 25/07

Envio de documentos – 28/07 a 01/08

Resultado final – 25/10

Reintegração

Outra possibilidade prevista pela Ufal é para os casos em que o estudante apresenta status de desligado do curso há, no máximo, dez anos, e que tenha um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% do total de horas do curso. Esses estudantes podem concorrer a uma das 902 vagas do edital nº 35, de Reintegração.

Só serão aceitas as inscrições dos candidatos que estão solicitando a reintegração pela primeira vez ou que não foram contemplados em nenhum processo anterior. Importante frisar que o desligamento não pode ter sido em razão de sanção administrativa e os contemplados farão o mesmo curso, modalidade, turno, campus e regime anteriores.

Inscrições – 24/06 a 25/07

Envio de documentos – 01/08 a 05/08

Resultado final – 25/10

Reopção e mudança de turno

Já os estudantes de graduação presencial ou EaD que desejam optar por outro curso da instituição ou estudar em turno diferente devem ficar atentos ao edital nº 36. São 887 vagas ofertadas para Reopção e 305 para mudança de turno. A seleção é feita em etapa única seguindo critérios como avaliação do progresso do estudante no curso de origem. Confira a oferta de vagas nos anexos do edital.

Inscrições – 24/06 a 25/07

Envio de documentos – 28/07 a 01/08

Resultado final – 25/10

Transferência Externa

Outro edital da Prograd que é muito aguardado contempla quem deseja estudar na Ufal por meio de transferência externa. O edital nº 37 é destinado a estidantes regularmente matriculados em cursos presenciais autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, e oferece 560 vagas em diferentes cursos dos quatro campi.

O candidato deve ter realizado pelo menos uma edição do Enem de 2017 a 2021 e não ter zerado a prova de Redação. É preciso estar matriculado num curso igual ao pretendido na Ufal e ter concluído pelo menos um semestre no curso de origem. Confira todos os critérios e vagas disponíveis no edital.

Inscrições – 24/06 a 25/07

Envio de documentos – 01/08 a 05/08

Resultado final – 30/11

Portador de diploma

Quem já tem diploma nacional de ensino superior de graduação ou curso tecnológico também pode ingressar na Ufal por meio do edital n° 38. A seleção visa preencher 55 vagas para Portador de Diploma e outras 10 para os candidatos que desejam obter uma segunda licenciatura.

Não serão aceitas inscrições de quem já foi contemplado em editais anteriores nem diplomas de instituições estrangeiras, mesmo com revalidação. Também é vedada a participação de candidato com status “provável concluinte” ou similar.

Todos os critérios e vagas ofertadas estão descritos no edital.

Inscrições – 24/06 a 25/07

Envio de documentos – 01/08 a 05/08

Resultado final – 30/11  

por Manuella Soares/Ufal

Comentários comentar agora ❯