22 Setembro 2021 - 09:34

Exposição fotográfica retrata trânsito na perspectiva de fiscais e agentes da SMTT

Ascom SMTT
Agentes se revezam durante o dia para receber o público e dialogar sobre questões ligadas à mobilidade urbana

Durante toda essa semana, até o próximo sábado (25), quem for ao Shopping Pátio Maceió, localizado na Cidade Universitária, parte alta da capital, poderá conferir de perto uma exposição fotográfica promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A ação apresenta os trabalhos desenvolvidos para a promoção da segurança viária dos maceioenses e da mobilidade urbana, mas com uma diferença: sob a perspectiva dos agentes de trânsito do Município.

Intitulada “Olhares sobre os Transportes e o Trânsito em Maceió”, a exposição que está localizada próximo à praça de alimentação e pode ser visitada das 10h às 22h, horário de funcionamento do shopping.

Além da série de imagens, uma viatura e uma motocicleta que são usadas durante as ações fiscalizatórias e educativas também estarão expostas, podendo ser conferidas de perto pela população.

Acompanhada de seu pai e de sua filha, a vendedora Silvia de Souza, aproveitou a tarde para passear no centro de compras e aprovou a atividade. “Foi muito bacana chegar aqui e ver essas imagens. É um incentivo para que a gente tenha mais responsabilidade no trânsito por nós e pelos outros. Acredito que essa ação é muito positiva, justamente por buscar educar e conscientizar as pessoas”, pontuou.

Para o superintendente da SMTT, André Costa, a educação de trânsito é o melhor caminho para reduzir os índices negativos. “Quanto mais consciente se torna o indivíduo, seja ele condutor ou pedestre, mais prudência ele emprega no dia a dia. O resultado disso são vias mais seguras e livres de acidentes. Enquanto órgão gestor da capital, cabe a nós desenvolvermos ações que contribuam para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado, mas que só é possível com a adesão de todos”, pontuou.

Rafael Torres, que é agente de trânsito, destaca o significado de ter suas fotos expostas no espaço, visitado por centenas de pessoas todos os dias. “Muita gente ainda tem uma visão bem equivocada sobre a nossa função, que não se resume apenas à fiscalização, mas à educação e à engenharia, o tripé fundamental para uma mobilidade urbana eficiente. Para mim, é um momento de muita felicidade participar desta atividade e deste novo momento da SMTT”, comentou.

“Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que a SMTT desenvolve diversas outras ações para além de fiscalizar. Com essa atividade, a gente alcança a comunidade e apresenta novos pontos de vista sobre as ruas, gerando empatia com nossos agentes e trazendo o órgão de trânsito municipal para mais perto das pessoas”, discorreu o assessor técnico de Educação para o Trânsito, Eduardo Freire.

Sobre a Semana Nacional de Trânsito

Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, órgãos e entidades ligadas ao trânsito desenvolvem ações educativas e de conscientização voltadas aos envolvidos no dia a dia do trânsito, que inclui pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas. A iniciativa busca contribuir para a redução das estatísticas de infrações, acidentes e mortes nas vias.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯