21 Janeiro 2022 - 08:37

Prefeitura de Maceió implanta duas unidades de síndromes gripais com serviço 24h

Itawi Albuquerque / Secom Maceió
População pode ter acesso às unidades de síndromes gripais que funcionam durante 24 horas

A Prefeitura de Maceió amplia o atendimento à saúde, por meio da instalação do serviço 24h em duas unidades de saúde, que já estão em funcionamento desde quarta-feira (19). Diante do aumento do número de síndromes gripais, a Secretaria Municipal de Saúde reabriu a Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, que funcionará 24h para atendimentos exclusivos às síndromes gripais. A Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes,) que já funciona como Corujão da Saúde, atendendo das 7h às 21h, passou a funcionar 24h em ala específica para atendimento às síndromes gripais.

Desde dezembro, a unidade de Saúde Jorge Duarte estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, depois de um ano e três meses em que funcionou com atendimento exclusivo às síndromes gripais.

No período de maior demanda, de março a maio de 2021, a unidade Jorge Duarte chegou a fazer 9.305 atendimentos, com 3.486 atendimentos às síndromes gripais em um único mês.

A procura pelos serviços na unidade caiu nos meses seguintes, à proporção que a vacinação avançou em Maceió, resultando na redução do número de casos de Covid-19. Diante da estabilização da situação sanitária, o atendimento às síndromes gripais foi desativado no final de novembro e a unidade estava passando por reparos para reabrir como portas abertas.

“No entanto, com o aumento das síndromes gripais, agora no início de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reativar o atendimento exclusivo às síndromes gripais nesta unidade, que já dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda”, afirma a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.

Funcionamento 24h

Aliomar Lins - Benedito Bentes

A unidade passar a ofertar três tipos de atendimento

- Das 7h às 17h - O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde

- Das 17h às 21h - Corujão da Saúde (já estava funcionando) - atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento.

- Atendimento 24 horas - Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento.

Jorge Duarte Quintella- Graciliano Ramos

- A unidade foi a última "Sentinela" a encerrar o atendimento específico e voltará a funcionar atendendo exclusivamente às síndromes gripais. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯