20 Janeiro 2022 - 20:33

Maceió completa hoje, 20 de janeiro, um ano de vacinação contra a Covid-19

Gabriel Moreira/Secom Maceió
Vacinação na capital completa um ano

Um momento muito aguardado e que representava esperança em meio a uma pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Em 20 de janeiro de 2021, Maceió dava início à vacinação contra a Covid-19. No dia anterior, mais de 12 mil doses haviam sido recebidas pela Prefeitura de Maceió para imunizar profissionais de saúde e idosos de Instituições de Longa Permanência (Ilpis).

Os primeiros imunizados em Maceió foram os 401 servidores do PAM Salgadinho, que é a maior unidade de média complexidade de Alagoas, recebendo usuários de todo o estado e sendo referência para exames relacionados à Covid-19.

Renee Oliveira é médico infectologista do Bloco I no PAM Salgadinho, foi um dos primeiros a receber o imunizante na capital e fala sobre o momento da chegada da vacina.

“Alívio, esperança, alegria, contentamento. Naquele dia foram vários sentimentos ao mesmo tempo. Com um ano de pandemia, nós conseguimos ter uma vacina eficaz e útil. Receber a vacinação contra a Covid-19 foi uma vitória não só minha, mas de todos os profissionais do SUS que estavam vivenciando e acompanhando de perto pacientes internados nas UTIs em decorrência do vírus. E a vacina de um ano atrás representou o que estamos vendo hoje. Embora ainda estejamos na vigência da doença, com um número grande casos, não estamos tendo tantas mortes e isso tem uma relação direta com aquele dia”, relata.

Como infectologista, ele se tornou uma das vozes mais conhecidas em Alagoas ao longo da pandemia, e não se cansa de defender os procedimentos necessários à segurança sanitária, tendo a vacina como principal componente de proteção contra a Covid-19.

“Toda a população precisa ser vacinada. A vacina não impede as pessoas de pegarem a Covid, mas ela evita que a população tenha sintomas graves ao contrair o vírus. Com ela, podemos vencer a pandemia. Quem ainda não se vacinou, seja com a primeira, segunda ou dose de reforço, o faça o quanto antes, pois a imunização é a chave”, reforça Renee Oliveira.

Para a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a vacinação é a grande conquista da saúde pública durante a pandemia

“Maceió completa um ano da campanha de vacinação contra a Covid-19 com 79,9% da população vacinável com duas doses dos imunizantes. Temos visto a redução de casos graves e de mortes pela doença. Mesmo agora, com a circulação da variante Ômicron, está claro que a vacinação tem nos protegido das formas mais graves da Covid. Vacina salva e o prefeito JHC tem assegurado todos os meios para que a população de Maceió seja beneficiada o quanto antes. Ontem, iniciamos busca ativa de população não vacinada em locais de difícil acesso. Temos 36 pontos de vacinação, fazemos vacinação itinerante e estamos, até o final do mês, com um ponto temporário no Centro, coração do comércio, para garantir que ninguém fique sem se vacinar. A vacina é uma das grandes conquistas da ciência e é por meio dela que vamos vencer a pandemia ”, pontua a secretária.

A diretora administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare, diz que a vacina foi uma conquista que trouxe salvação e esperança na vida da população. “Todos os profissionais ficaram emocionados com a chegada da vacinação em nossa capital, pois muitas vidas foram perdidas e a vacina representava a salvação e a esperança na vida das pessoas. Foi uma conquista muito grande, o nosso município entrou de cabeça e conseguimos ser uma das cidades que mais vacinaram com as doses recebidas. O sentimento é de total gratidão", comenta.

“Completamos um ano da maior campanha já realizada pelo Programa de Imunização. Um momento histórico, marcante para toda a população e profissionais envolvidos. Um ano de muito trabalho, dedicação e satisfação em poder levar a vacinação para os maceioenses. Trazendo esperança de dias melhores e de retorno à rotina diária, visto que é notório o efeito benéfico da vacina, diminuindo as complicações e internações pela doença. Agradeço a toda a equipe envolvida nesta grande ação, sem eles nada seria possível”, destaca a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Amorim.

Avanço na vacinação

Durante o primeiro ano de imunização contra a Covid-19, Maceió se tornou referência no Brasil em consequência do avanço da vacinação dos maceioenses por ser a cidade que mais aplica as doses recebidas na campanha, alcançando, inclusive, índices maiores que a média de Alagoas e do Brasil e o indicador de 95,2%, segundo dados do Ministério da Saúde. A capital foi a primeira do país a encerrar o chamamento dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Atualmente, a cidade registra 1,6 milhão de doses aplicadas — sendo quase 80% da população totalmente vacinada com a primeira e segunda dose ou dose única. A ação do Município já contempla também a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades, além das que estão na faixa etária de 10 e 11 anos sem comorbidades.

Além disso, a Prefeitura de Maceió descentralizou os pontos de imunização e, agora, conta com 36 locais disponíveis em toda a cidade para a vacinação contra a Covid-19. Nesta semana, a população ganhou mais um novo ponto de vacinação no Calçadão do Centro de Maceió, que ficará disponível durante o mês de janeiro. A ação busca garantir o fácil acesso da população à imunização.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯