14 Outubro 2021 - 22:40

Saiba como realizar o agendamento para garantir os cartões Vamu Especial e com Acompanhante

Micael Oliveira/Ascom SMTT
Atendimento no órgão acontece mediante agendamento

Para realizar o recadastro dos cartões Vamu Especial e Especial com Acompanhante, a população deve agendar o atendimento no portal Online Maceió. Em seguida, é preciso comparecer na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no Tabuleiro do Martins, parte alta da cidade, na data agendada e com os documentos necessários.

O recadastro dos cartões é realizado anualmente, mas, durante a pandemia, a SMTT disponibilizou créditos emergenciais aos usuários. Essa logística possibilitou um atendimento mais rápido, já que o serviço de recadastro dura, em média, 1h30 com cada pessoa.

Para os créditos emergenciais inseridos no início do ano, os vencimentos serão entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Antes que expire o prazo, é preciso fazer o agendamento, fazer o recadastro e, então, voltar a ter os créditos na carteirinha com validade até a data do aniversário.

A coordenadora da Divisão de Cadastros da SMTT enfatiza a importância do agendamento. “Nós temos uma demanda muito grande todos os dias e, por isso, só podemos atender quem estiver agendado. Pedimos que a população realize o esse procedimento para garantir a ordem e que todos os atendimentos previstos sejam realizados. Para os que não sabem acessar a internet, tente pedir ajuda a um vizinho, um familiar ou em uma Lan House”, enfatizou Michelly Amancio.

Como fazer o agendamento

O agendamento é online. Neste portal, basta adicionar nos campos solicitados o e-mail, nome completo e CPF. Em seguida, basta escolher a opção “Cartão Vamu Especial – Recadastramento”, e selecionar o dia e horário que deseja ser atendido.

Documentação necessária

Para o recadastro, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

RG e CPF do solicitante e dos que residem com o mesmo;

Comprovante de residência atualizado, com no máximo três meses de emissão, que esteja no nome do solicitante ou de um dos residentes (Energia, Água, Fatura ou Carta Registrada);

Comprovante de renda familiar atualizado, com validade de três meses, podendo ser o extrato detalhado emitido pelo banco ou INSS da aposentadoria, benefício, pensão ou contracheque. Caso não possua renda, apresentar original e cópia das páginas de identificação e contrato de trabalho da carteira de trabalho, além do Nada Consta do INSS;

Atestado médico, fornecido pela SMTT e preenchido, assinado e carimbado pelo médico da rede pública que acompanha o usuário, com validade de dois meses, contendo o diagnóstico, CID-10 do prognóstico, periodicidade mensal no tratamento da patologia do examinado, se o examinado está incapacitado para o transporte e se necessita de acompanhante. O formulário a ser preenchido pelo médico, de acordo com a especificidade e pode ser acessado aqui;

Receita médica com, no máximo, três meses, assinada e carimbada pelo médico (caso faça uso de medicamentos);

Exames complementares com prazo de validade de um ano;

Comprovante de inscrição no CadÚnico – Programas Sociais, com o número do NIS do usuário do cartão.

Caso seja a primeira via a ser emitida, além dos documentos listados é preciso acrescentar duas fotos 3×4, colorida e atualizada. Se o solicitante for menor de idade e não possuir RG, pode ser adicionada a certidão de nascimento, e as originais e cópias do RG e CPF dos responsáveis.

Para os cidadãos que desejam obter os cartões dessas modalidades, é preciso ter alguma doença que seja diagnosticada como incapacitante ou pessoa com deficiência, residir no município de Maceió e ter renda familiar de até quatro salários mínimos.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯