12 Agosto 2022 - 18:00

Tribunal de Justiça: mutirão agiliza processos das Varas do Júri de Maceió

Caio Loureiro/TJ-AL
Força-tarefa, iniciada nesta sexta (12), segue nos dia 19 e 26 de agosto, na Uninassau

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deu início, nesta sexta-feira (12), a um mutirão para julgar processos das Varas do Júri da Capital. A força-tarefa, que acontece no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), segue nos dias 19 e 26 de agosto.

Neste primeiro dia, estão sendo realizados 12 julgamentos de processos da 9ª Vara Criminal de Maceió. As sessões são conduzidas pelos novos juízes do TJAL, como atividade complementar ao curso de formação oferecido pela Escola da Magistratura (Esmal).

De acordo com o juiz André Parizio, coordenador do curso, o mutirão é uma oportunidade para que os novos magistrados apliquem o conhecimento adquirido sobre o tema durante a capacitação. "Foi uma verdadeira força-tarefa, uma união de esforços entre a Presidência do TJAL, a Esmal, a Justiça Itinerante e a Uninassau. Sem o apoio de todos não estaríamos fazendo essa ação", afirmou.

Os magistrados Evaldo Machado, das Comarcas de Traipu e Igreja Nova, e Fernanda Brito, das Comarcas de Teotônio Vilela e Cajueiro, avaliam a ação como positiva e importante para a população. "Esse curso se encerra de maneira excelente. Com certeza estamos saindo muito mais preparados e imbuídos da prestação jurisdicional eficaz e célere para o cidadão", afirmou Evaldo.

"Nós estamos iniciando de fato a carreira agora, e participar de um mutirão como esse traz um enobrecimento muito grande. Também temos os colegas que estão nos auxiliando, o coordenador de cursos e a equipe da Justiça Itinerante. Então, iniciar a carreira com esse apoio é muito importante", reiterou Fernanda.

Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, Vítor Montenegro, cerca de 150 estudantes devem participar de cada dia do evento. "Eles têm a oportunidade de ver de perto a Justiça acontecer", afirmou.

Para Jullyara Adla, do 8° período do curso de Direito, o mutirão é uma verdadeira aula prática. "É uma experiência muito importante, que inspira a gente", enfatizou.

A juíza Emanuela Porangaba explicou que a Justiça Itinerante se responsabilizou por toda a logística, como alimentação, designação dos membros do Ministério Público e da Defensoria Pública. "A ação é para desafogar a pauta do Poder Judiciário e das Varas, que estão acumuladas de Júri, propiciando essa Justiça tão esperada", acrescentou.

Os 11 novos juízes que participam da força-tarefa são Bruna Mendes D’Almeida, Caio de Melo Evangelista, Darlan Soares Souza, Evaldo da Cunha Machado, Fernanda de Goes Brito Diamantaras, Mylena Rios Camardella da Silveira, Natália Cerqueira de Castro, Nathalia Silva Viana, Rafael Wanderley de Siqueira Araújo, Vinícius Augusto de Souza Araújo e Wilians Alencar Coelho Junior.

Uma das novas juízas não participa por estar de licença-maternidade, por isso foram escalados os juízes Marcella Pontes (dia 12); Yulli Roter (dia 19) e José Braga Neto (dia 26).

Na próxima sexta, serão julgados processos da 7ª Vara Criminal e, no dia 26, processos da 8ª Vara Criminal.
   

por TJ/AL

Comentários comentar agora ❯