08 Maio 2021 - 05:00

ETA promove encontro de canto lírico com grandes nomes da música

Divulgação
Evento tem início na segunda (10) e será transmitido pelo Youtube

De segunda a sexta-feira, (10 a 14 de maio), a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza o 1º Encontro de Canto Lírico da instituição, o Cantalagoas, numa parceria com o produtor cultural Felipe Oliveira, barítono de carreira, e com financiamento da Lei Audir Blanc. O evento será transmitido gratuitamente pelo canal do evento no Youtube e pelo Facebook da Escola. Para acompanhar as apresentações e toda a programação, acesse este link.

O evento reúne os mais ativos cantores brasileiros de cerca de seis universidades federais, além de estudantes e professores residentes fora do país, brasileiros que ganham a vida com o canto lírico. A coordenadora dos cursos técnicos da ETA, professora Claudiana Almeida Melo, demonstrou a sua felicidade pela realização da ação em meio à pandemia. “O Cantalagoas nos mostra que podemos fazer ações culturais importantes e de grande abrangência como a que estamos realizando”, disse.

A expectativa é que as lives de toda a semana possam ser vistas por mais de 100 mil pessoas em várias partes do Brasil e do mundo. “Temos mesas-redondas ministradas por brasileiros residentes em várias partes do globo, como EUA, Itália, França, por exemplo”, comemorou a professora.

O evento

Na programação, abertura com a palestra Vida e obra de Fátima de Brito, com a participação dos professores Bruno Sandes, dourando na Jacobs Music School, Indiana University, e Rita Namé, da ETA, e a pianista Selma Brito. A atividade terá início às 19h.

No segundo dia, 11 de maio, das 11h ao meio-dia acontece uma masterclass com a soprano Ludmilla Bauerfeldt e o pianista André dos Santos. Às 13h tem início a palestra Trajetória de estudos e carreira, com o barítono e professor Michel de Souza. A tarde será finalizada com a mesa-redonda Saúde do cantor lírico: voz, mente e corpo, com início às 15h, a mesa será composta pelos professores Geová Amorim, fonoaudiólogo da ETA; Nazaré Rocha, soprano e professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Filipe Lima, músico e preparador físico; e mediada pela professora Claudiana Melo. E das 19h às 20h haverá uma mostra de canto lírico alagoano.

Na quarta (12), a partir das 11h da manhã tem a segunda parte da masterclass com a soprano Ludmilla Bauerfeldt e o pianista André dos Santos. Das 13h às 14h, o professor Atalla Ayan fala sobre a vida de tenor de carreira. Às 15h o tema é O canto lírico e o canto coral: desafios e sinergias para o cantor lírico em formação, com o maestro Luiz Martins na mediação e a participação dos professores Vladimir Silva, maestro, cantor lírico, diretor artístico do Fimus e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Carlos Eduardo Vieira, maestro, cantor lírico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Nibaldo Araneda, diretor artístico do Collegium Musicum de São Paulo.

No dia 13 de maio, após a terceira parte da masterclass com a soprano Ludmilla Bauerfeldt e o pianista André dos Santos, que será às 11h, ela fará uma palestra sobre a A vida e a carreira de soprano na Europa e Brasil, com início às 13h. À tarde, a mesa-redonda Desafios da formação do cantor lírico brasileiro para o palco cênico e carreira artística será mediada pelo Fellipe Oliveira e terá como palestrantes os professores Livia Sabag, encenadora de óperas; Jena Vieira, diretora artística do Theatro da Paz – Bélem-PA; e Gabriel Rhein, diretor do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo. A partir das 19h, o público confere mais uma mostra de canto lírico alagoano e uma homenagem à professora Fátima de Brito.

O último dia conta com a finalização da masterclass com a soprano Ludmilla Bauerfeldt e o pianista André dos Santos, às 11h. Durante a tarde terá mesa-redonda sobre Empreendedorismo e produção cultural: como ativar o mercado de canto lírico e produção de espetáculos?. A mesa será comandada por Ivana Iza, produtora cultural e atriz; Vitor Philomeno, agente artístico, professor e produtor cultural, e Evando Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, Teatro São Pedro de Porto Alegre e Festival de Pelotas.

O encerramento do evento fica por conta do concerto em forma de "live" com a soprano Ludmilla Bauerfeldt e o pianista e maestro André dos Santos. Às 19h no Youtube.

Todas as atividades gravadas foram submetidas ao protocolo de biossegurança, instituído pela Ufal para a não proliferação do vírus da covid-19.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯