02 Maio 2021 - 20:32

JEB’S 2021: Joaquim Cruz torna-se o 24º atleta a integrar o time de embaixadores

Arquivo pessoal
Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Joaquim Cruz venceu a prova dos 800m

Um dos maiores ícones do esporte olímpico brasileiro, o brasiliense Joaquim Cruz é o mais novo integrante do time estelar de embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021. A competição, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, será disputada no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Joaquim Cruz, aos 21 anos, venceu a prova dos 800m no Los Angeles Memorial Coliseum, estádio sede das Olimpíadas, e se tornou o segundo campeão olímpico do Brasil no atletismo, seguindo os passos do lendário Adhemar Ferreira da Silva, ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

A medalha de ouro de Joaquim Cruz em Los Angeles 1984 foi a única que o Brasil conquistou naquela edição e entrou para a história do esporte nacional por outro fato marcante: como a prova foi transmitida ao vivo, foi a primeira vez que todo o país se emocionou em tempo real ao ver um brasileiro se tornar campeão olímpico. Com isso, o feito de Joaquim Cruz inspirou uma geração de atletas que, anos depois, viriam a tornar-se medalhistas nos Jogos.

“É com muita alegria que aceito o convite da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, para fazer parte da equipe de atletas embaixadores dos JEB’s 2021”, afirmou Joaquim Cruz, que, quatro anos depois do triunfo em Los Angeles, conquistou a medalha de prata nos 800m nos Jogos Olímpicos de Seul 1988. “Eu também participei de algumas edições dos JEB’s e estou muito feliz por ver o evento de volta ao calendário de base do esporte brasileiro”, continuou o campeão olímpico.

Time de embaixadores
Com a chegada de Joaquim Cruz, o time de embaixadores dos JEB’s 2021 soma 24 expoentes do esporte brasileiro. Além dele, há um elenco feminino de peso, com Natália Falavigna (campeã mundial e medalhista olímpica no taekwondo), Fofão (levantadora campeã olímpica pela Seleção Brasileira em 2008), Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica no basquete), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo, com o título no salto em distância, em 2008), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia em 1996), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística).

Também pertencem ao time os craques do futebol Thiago Silva, Emerson Sheik e Zico, a estrela do futsal Falcão, Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias, o Mineirinho (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

A lista ainda conta com três atletas olímpicos que hoje trabalham na Secretaria Especial do Esporte: Bruno Souza, que disputou os Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 no handebol, atual secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR); Fabíola Molina, nadadora que disputou as Olimpíadas de Sydney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012, atual secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS); e Luisa Parente, ginasta que disputou os Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992, atual secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

JEB’s 2021
Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021, que deverão reunir cerca de 6,2 mil estudantes, terão disputas oficiais em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.

por Ministério da Cidadania

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.