22 Maio 2022 - 06:00

Com atividades pelo país, Semana Nacional de Museus celebra 20 anos

Ministério do Turismo
O número de participantes é maior do que o registrado na última edição

Um dos principais eventos artísticos e culturais do país, a Semana Nacional de Museus, celebra a sua 20ª edição repleta de atividades como shows, teatros e exposições, que refletem a importância destes espaços. Sob o tema “O Poder dos Museus”, o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, apoia a realização de 2.587 eventos e 877 museus de 26 estados, como no Museu Imperial (RJ) e no da Inconfidência (MG). O número de participantes é maior do que o registrado na última edição, quando foram realizados 1.700 eventos em 660 museus.

Além de shows, teatros e exposições, a Semana Nacional de Museus promoverá até o próximo domingo (22/05) seminários, sessões de cinema, visitas mediadas, debates, workshops, festivais e lançamentos de livros nos principais espaços do país. Entre os eventos está a exposição “Brasil decolonial – outras histórias” que será realizada nesta quinta-feira (19/05) no Museu Histórico Nacional. A mostra apresenta um conjunto de 17 intervenções textuais e artísticas sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil.

O Museu da Inconfidência, em Minas Gerais, também realiza atividades para celebrar a semana. Nos dias 20 e 21 de maio, o espaço oferecerá palestra sobre o sítio arqueológico Sambaquis e explanação a gestores de instituições parceiras e público em geral sobre os protocolos e procedimentos de solicitações e parcerias junto ao Iphan. Além disso, será lançado o livro “Uma aventura na Terra dos Sambaquieiros, os primeiros habitantes de Niterói”, obra gratuita destinada ao público infanto-juvenil que objetiva apresentar a região oceânica de Niterói. Os visitantes ainda poderão conferir oficinas de dança do carimbó e de audiodescrição: uma experiência inclusiva com artefatos e apetrechos relacionados à pesca artesanal.

DIA INTERNACIONAL

Há 45 anos, a escolha do tema para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nessa data, o evento convida os museus, os profissionais e comunidades museais a criar, a imaginar e a compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯