13 Janeiro 2022 - 08:25

Teatro Cacilda Becker retoma a programação com espetáculo de dança e oficina

Reprodução
Sobre Cisnes será apresentado no formato ensaio aberto no dia 22 de fevereiro. no Teatro Cacilda Becker

A Funarte divulga parte da programação do Teatro Cacilda Becker (RJ), espaço dedicado à linguagem da dança, que retoma as suas atividades com o espetáculo UMA, com a multiartista Ymoirá Micall que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro (sábado e domingo), às 20h. E ainda, a oficina de Dinâmica Muscular, com a coreógrafa e bailarina Giselda Fernandes, que terá início no dia 25 de janeiro e acontecerá sempre às terças-feiras, entre 14h e 15h, até o dia 15 de fevereiro. A artista também realizará um ensaio aberto com a apresentação Sobre Cisnes que acontece no dia 22 de fevereiro (terça-feira), às 14h.

Conheça as atividades:

UMA

A artista multidisciplinar Ymoirá Micall traz para o palco do Cacilda Becker o ato performático UMA, que funde corpo, texto e música para estabelecer uma nova compreensão sobre si mesma, destruindo ideias intrínsecas e apresentando suas criações de texto voltadas para a transição das ideias. A artista tem fixação na utilização da palavra enquanto intervenção cênica e, com isso, traz autonomia para escrita e experimentações autorais.

Os textos apresentados partem de lugares como o não-lugar, o autoconhecimento, o afeto, e a transição, traduzidos em momentos coreográficos a partir da investigação do corpo. Como um ato transgressor, a artista reafirma em sua criação a importância da presença desse corpo em questão e a habilidade de movimentar tudo à sua volta, mesmo sendo uma. O espetáculo UMA é realizado pela Cia. Sacana, e traz como protagonista Ymoirá Micall. A direção de arte é de Jonatha Cruz, com figurino de Ellias Kaleb e iluminação realizada por Pedro Jorge Afrop. A produção é de Yaga Goya, com sonoplastia de Warley Noua. As fotos de divulgação são creditadas a Marcel Martins.

Dinâmica Muscular

O método de trabalho corporal da Dinâmica Muscular foi elaborado pelo bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador de dança no Brasil, Ceme Jambay (falecido em 2018) que foi professor de Giselda Fernandes por mais de 30 anos. Agora a bailarina e coreógrafa ministra a oficina que explora este método a partir do dia 15 de janeiro, sempre às terças-feiras, de 14h às 15h, até o dia 22 de fevereiro.

De acordo com Giselda Fernandes, “a Dinâmica Muscular tem como objetivo buscar soluções para alguns quesitos técnicos provenientes do processo de dançar, movimentar o corpo, e a consciência do ‘eu’ físico”.

O método foi desenvolvido na consonância entre a realidade da prática e a necessidade dos praticantes.Contudo, a sua prática se difundiu entre os profissionais, amadores e pessoas interessadas no movimento, o que tornou possível a finalidade em si, além de articulá-la com a dança, expressões artísticas e outros modos de mover.

Aplicada com regularidade a musculatura é modelada e tonificada sem restrição de amplitude das articulações, desenvolvendo a coordenação motora e a concentração mental ao praticante. Apesar de ter sido inspirada no Ballet Clássico, as aulas não exigem conhecimentos prévios nessa técnica. Os exercícios são lentos e realizados no chão possibilitando a consciência para quando se movimentar nas posições sentada e em pé.

Ensaio aberto Sobre Cisnes

Encerrando as atividades no dia 22 de fevereiro (terça-feira), a coreógrafa Giselda Fernandes apresenta o solo Sobre Cisnes, em formato de ensaio aberto. Na apresentação milhares de sacos plásticos brancos e uma bailarina com sapatilhas de ponta recriam o sentido amoroso com que Michael Fokine, no início do século XX, encenou o difícil tema da morte no solo para Anna Pavlova.

A cena composta de 3.000 mil sacos plásticos dá contornos políticos ao tema da Morte do Cisne. Mas esse vilão poluidor também cria uma atmosfera sensorial na dança da bailarina num mar de sacos plásticos. Vestida com um glamoroso tutu também de sacos plásticos, Giselda Fernandes evoca inúmeras imagens no espectador e faz borrar as fronteiras que separam dança contemporânea, dança clássica, performance e artes visuais.

A ficha técnica traz Giselda Fernandes (artista bailarina responsável), Marlúcia Ferreira (bailarina convidada), Davi Benaion (assistente) e Ique Moraes (ensaiador e professor).

O Teatro Cacilda Becker segue com espetáculos, ensaios abertos e oficinas até o dia 28 de março.

Espetáculo de dança “UMA”

Dias 15 e 16 de janeiro (sábado e domingo) l Horário: 20h

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 20 (inteira) l R$ 5 (pessoas trans)

Duração: 45 minutos

Oficina de Dinâmica Muscular - Método Ceme Jambay

De 25 de janeiro a 15 de fevereiro (às terças-feiras) l Horário: 14h

Classificação etária: Livre

Entrada: gratuita

Duração: 45 minutos

Ensaio Aberto Sobre Cisnes

22 de fevereiro (terça-feira) l Horário 14h

Classificação etária: Livre

Entrada: gratuita

Duração: 45 minutos

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2265-9933 

por Funarte

Comentários comentar agora ❯