17 Julho 2022 - 20:00

Prefeitura inicia processo de demolição de prédio atingido por incêndio na região da Rua 25 de Março

Prefeitura de São Paulo
Primeira etapa dos trabalhos é o isolamento da área do edifício com tapumes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), iniciou a operação para a demolição do Edifício Comércio e Indústria, localizado na Rua Abdo Schahin, 78, na região central da capital. A estrutura do imóvel foi atingida por um incêndio, iniciado no último domingo (10).

A primeira etapa dos trabalhos é o isolamento da área do prédio com tapumes e instalação do canteiro de obras na Rua Barão de Duprat. A Ordem de Início para os serviços está assinada e a empresa responsável é a G2O Gerenciamento e Obras LTDA. Por se tratar de uma ação emergencial, o investimento e o prazo serão determinados no decorrer da execução das intervenções.

Após a vistoria realizada na manhã deste sábado (16), os técnicos da Prefeitura constataram que é possível a liberação parcial da Rua Abdo Schahin para pedestres e abertura do comércio. O tráfego de veículos continua bloqueado (está permitido apenas a passagem de veículos operacionais relacionados à obra). Permanece interditada apenas a área localizada entre os números 70 e 102. A Rua Niazi Chohfi também será totalmente liberada para abertura do comércio e passagem de pedestres.

A liberação da parte interna para que os comerciantes retirem mercadorias e pertences que não tenham sido atingidos pelo fogo ainda não é possível. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, explicou que a área está preservada e a partir de hoje toda a área externa foi isolada com tapumes e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) permanecerá no local.

“Temos de ter a conclusão da perícia. Encerrada essa parte, vamos iniciar a limpeza e temos várias ações para garantir as mínimas condições de segurança para os próprios trabalhadores que vão atuar na demolição”, afirmou o secretário. Na parte externa serão instaladas bandejas em alguns andares para evitar o descolamento de placas de concreto, internamente há paredes com risco de desabamento e guarda-corpos caindo.

Demolição

Uma equipe formada por técnicos da Prefeitura de São Paulo esteve hoje no local do incêndio para acompanhar o início dos trabalhos e a perícia da Polícia Científica. As obras acontecem sete dias por semana, sempre das 7h às 17h. Nesta primeira etapa, 20 operários realizam atividades no local. A administração municipal trabalha para liberar a área no menor tempo possível, prezando sempre pela segurança dos pedestres, comerciantes e dos operários que executam os serviços.

O plano de trabalho para a demolição do prédio está em fase de elaboração. Após a limpeza do local (retirada de todo o material que restou do incêndio) e escoramento de todos os andares, equipes técnicas poderão analisar “in loco” o estado dos elementos estruturais (vigas, pilares e lajes). A partir da análise dos dados coletados será definido o cronograma da demolição.

Na quinta-feira (14), a análise dos dados complementares coletados durante as vistorias (como imagens de drones e relatórios) apontou que a estrutura do edifício está estabilizada após o término do combate às chamas. Embora neste momento não exista mais risco de ruptura, sem sinais prévios, o risco de desabamentos pontuais permanece.

por Prefeitura de São Paulo

Comentários comentar agora ❯