18 Outubro 2021 - 06:00

MJSP abre inscrições para 4ª Edição de Cursos para condutores de veículos de emergência

Banco de Imagens
Os cursos são exclusivos para profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está com as inscrições abertas para a 4ª Edição dos cursos "Condutores de Veículos de Emergência - CVE” e “Atualização de Condutores de Veículos de Emergência - ACVE”. Para esta edição são 10 mil vagas e as inscrições vão até 20 de outubro. As aulas online podem ser feitas no período entre 1 e 30 de novembro.

Os cursos são exclusivos para profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), responsáveis pela condução de veículos de emergência utilizados para policiamento, socorro de incêndio, salvamento, fiscalização de trânsito e ambulâncias.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Em seguida, é só acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha.

5ª Edição
Quem não puder fazer os cursos agora terá mais uma oportunidade. As inscrições para a 5ª Edição vão de 10 a 20 de novembro e as aulas podem ser feitas de 1° a 30 de dezembro.

Edições anteriores
Até agora já foram ofertadas 30 mil vagas nos cursos de capacitação. Na primeira e na segunda edição, realizadas em agosto e setembro, respectivamente, foram 20 mil vagas. Mais 10 mil vagas foram abertas na 3ª Edição e os cursos estão sendo feitos em outubro.

A 2° Sargento Debora Maria, da Polícia Militar do Acre, é uma das alunas. “O curso de Condutores de Veículos de Emergência cumpre um protocolo de extrema valia para os integrantes das forças de segurança pública que dirigem viaturas policiais ABTs e ambulâncias, pois ratifica o grau de responsabilidade e comprometimento do condutor, a observância dos requisitos legais como, por exemplo, a idade mínima e a categoria de CNH para que possa assumir a condução, fomenta a direção defensiva, subsidia o conhecimento humano psíquico correlato ao tema, bem como explicita quais os equipamentos de proteção individual não podem deixar de estar na viatura”, avalia a policial.

Sobre os cursos
As capacitações, desenvolvidas pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP, buscam atualizar os profissionais da segurança pública, conforme exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

“Todos os motoristas que dirigem veículo de emergência deverão ser previamente aprovados em um curso especializado, em especial aquele profissional que conduz ambulâncias, viaturas ou veículos de emergência. Estes necessitam de uma preparação específica para atuar em situações que exigem a rápida intervenção e envolvam riscos à vida das pessoas. Nesses casos, ter condições psicológicas e técnicas durante o trajeto é fundamental tanto para o motorista quanto para os colegas de equipe presentes e a sociedade que aguarda aquele atendimento solicitado”, ressalta o Diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, Ricardo Magno.

O curso Condutores de Veículos de Emergência tem carga horária de 60 horas/aula, enquanto que o de Atualização de Condutores de Veículos de Emergência, obrigatório para quem fez o curso inicial há mais cinco anos, possui 16 horas/aula. Ambos estão divididos em quatro módulos: legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e respeito ao meio ambiente e convívio social.

por MJSP

Comentários comentar agora ❯