12 Agosto 2022 - 06:00

Estatuto da Juventude completa nove anos em 2022; com idade entre 15 e 29 anos

Instituído no dia 5 de agosto de 2013, o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852) completou, na última sexta-feira (05/08), nove anos como norteador para políticas públicas para mais de 47 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. Em seu texto, o documento traz artigos que reafirmam os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) – que organiza e estimula a participação dos jovens no planejamento e avaliação de ações e programas que constituem as políticas públicas garantidas por lei.

A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos celebra todos os direitos adquiridos após a criação do marco legal.

Acesse o Estatuto da Juventude na íntegra

O documento prevê direitos específicos para a juventude, como o Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cultura; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde; Direito à Educação; e Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

Conheça Iniciativas baseadas no Estatuto:
ID Jovem
O documento Identidade Jovem (ID Jovem) permite que os jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como viagens gratuitas e meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Entre os critérios, os interessados precisam ser pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Atualmente, existem quase 3 milhões de jovens beneficiados pelo Programa.

ID Jovem: Saiba como emitir documento que garante viagens gratuitas e meia-entrada em eventos

Programa Horizontes
Implementado pela SNJ/Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Horizontes tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre jovens, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Além de estimular o empreendedorismo e a inovação, a iniciativa aumenta a qualificação dos jovens para a criação e manutenção dos próprios negócios. Além de aperfeiçoar iniciativas já existentes por meio de orientação especializada, cria oportunidades de emprego e gera renda.

Espaço 4.0
O Espaço 4.0 é o eixo tecnológico do Programa Horizontes. Nos espaços os jovens têm acesso a cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores e análise e interpretação de esquemas elétricos de notebook, por exemplo.

Além disso, os jovens também podem ser capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional. Como são capacitações rápidas, de 20h a 40h, os jovens podem fazer mais de um curso e receber certificados para cada uma delas.  

por Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Comentários comentar agora ❯