20 Outubro 2021 - 08:00

Docente da Ufal será líder em competição Ibero-americana de Matemática

Divulgação
Alan Anderson Pereira e Davi Lima, ambos docentes do curso de Matemática, estão na equipe de liderança

Este ano a Competição Ibero-americana de Matemática terá como representante da equipe brasileira, o professor Alan Anderson Pereira, docente do curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. O evento acontece de 24 a 29 deste mês, na Colômbia, em edição remota. O docente será o líder da equipe verde e amarela, com a função de esclarecer as ideias dos seus alunos para os corretores das provas, o que, para ele, é um trabalho um tanto quanto agradável, devido à extraordinária competência dos discentes.

Além de Allan Pereira, que lidera a equipe brasileira participante, Davi Lima, também docente da Ufal, fará parte do grupo de liderança. A equipe do Brasil é composta pelos medalhistas de ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária (OBMU), a principal olimpíada universitária do Brasil). São eles: Gabriel Tostes Messias Pereira, Andey Jhen Shan Chen, George Lucas Diniz Alencar e André Yuji Hisatsuga.

“A equipe do Brasil vai tradicionalmente bem nessa competição, porque é composta pela tropa de elite olímpica do Brasil. São os estudantes que já ganharam medalhas na OBMU (Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária). São alunos que já estão muito bem preparados para essa disputa. Por tudo isso, é de se esperar que esse seja mais um ano em que o Brasil se destacará no evento”, orgulha-se o professor.

A ideia de participar do evento veio do amigo e professor Samuel Barbosa, que é um dos representantes do Brasil em olimpíadas de Matemática. “Ele nos fez o convite de compor a equipe de liderança do Brasil na Competição deste ano. Particularmente fiquei muito feliz, primeiramente porque já participei da competição como aluno, em 2010, e agora ir como professor é algo que abre a mente. É como olhar para um problema de matemática tendo dois pontos de vista diferentes”, avalia.

A Ufal já foi representada nessa competição em 2010, tendo ganhado uma medalha de prata e uma de bronze. A equipe foi composta pelo professor André Contiero e os então estudantes, Alan Pereira, Davi Lima, Adailton e Diogo Santos.

por Jacqueline Freire/Ufal

Comentários comentar agora ❯