11 Junho 2021 - 03:00

Sala Cofre será desligada no sábado para troca de equipamento

Divulgação
Ação vai diminuir a vulnerabilidade do data center em relação às quedas de energia elétrica

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) avisa que, neste sábado (12), vai desligar a Sala Cofre da Ufal por completo para fazer a substituição do nobreak principal, que está danificado. A previsão é que até as 16h os serviços voltem a estar disponíveis.

De acordo com o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, será uma intervenção delicada, mas necessária. “Está ação diminuirá a suscetibilidade do data center às oscilações de energia. Após a troca, quando faltar energia no Campus A.C. Simões, os serviços vão continuar funcionando”, destacou.

Segundo Cabral, hoje, quando há uma mínima oscilação de energia, os equipamentos são afetados e religados sem controle. “Isso faz com que os sistemas fiquem indisponíveis, até subir todo os sistema novamente e isso demora e gera uma reclamação contínua pela indisponibilidade desses sistemas. Isso é em função dessa oscilação frequente. Às vezes a gente nem percebe a oscilação de energia na Universidade, mas qualquer variação os sistemas param. Por isso que essa operação de sábado é delicada por vai desligar toda sala cofre, mas essencial”, completou.

O diretor deixa claro que essa troca do equipamento não vai garantir a manutenção do serviço de internet em caso de falta de energia. “É importante saber que se houver falta de energia, o campus ficará sem internet, mas quando for restabelecida, os sistemas da Ufal vão voltar automaticamente. A Sala Cofre não vai ser desligada com a falta de energia; ela vai estar sempre disponível”, afirmou.

Cabral aproveita para agradecer às equipes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e do Almoxarifado pelo compromisso assumido com o planejamento e a execução da operação. 

por Simoneide Araújo/Ufal

Comentários comentar agora ❯