Ronaldo Lopes

Ronaldo Lopes

Engenheiro Civil, Vice-Prefeito de Penedo, Ex-Secretário de Estado e Ex-Diretor Presidente do DER

Postado em 12/04/2019 12:08

Penedo 383 anos – História e Desenvolvimento

Evaldo Parreira
Penedo 383 anos – História e Desenvolvimento

Hoje, a cidade de Penedo completa 383 anos de elevação a Vila. Desde quando Duarte Coelho Pereira Filho esteve aqui para tomar conhecimento dos domínios de sua Capitania, muita coisa aconteceu. Poderia falar sobre muitas delas, elevação à categoria de cidade, visita do Imperador Pedro II, arquitetura de várias épocas, ou de festas religiosas tradicionais, como o Bom Jesus dos Navegantes. Entretanto, prefiro falar no passado recente de nossa cidade.

Há alguns anos, os penedenses viviam apáticos com a falta de perspectivas para o futuro da cidade. Não havia nenhum trabalho na melhoria da infraestrutura ou ao menos um planejamento de ações que pudesse criar uma possibilidades de desenvolvimento.

De algum tempo para cá, a maioria dos prédios históricos foi recuperada e o Centro Histórico foi transformado com uma grande obra de urbanização. Algumas das Orlas Fluviais já foram recuperadas e outras encontram-se em fase de conclusão.

Grande parte das ruas, nos mais diversos bairros, já receberam ou estão recebendo pavimentação em paralelepípedos e uma parte das ruas do corredor de transporte coletivo já foram asfaltadas.

Estradas importantes para escoamento de produtos agrícolas (Pindorama/Bolívar e Pindorama/Penedo), e para o Turismo (Penedo/Maceió via litoral e Porto Real de Colégio/Penedo via Igreja Nova) já foram ou estão sendo recapeadas ou construídas com asfalto.

Uma Marina e um Centro de Convenções estão com obras em fase de acabamento.
Na educação, escolas e ginásios de esportes do Estado e do Município foram recuperados e climatizados, além da implantação de escola de tempo integral.

Na saúde, o bom funcionamento dos PSFs, da UPA e do novo Centro de Diagnóstico estão trazendo nova condição de vida ao povo de Penedo e, recentemente, a Prefeitura se uniu a Santa Casa de Penedo e ao Governo do Estado para viabilizar a implantação de uma UTI e de uma Unidade de Hemodiálise que tanto vão beneficiar esta região.

Está em implantação um Distrito Industrial onde uma empresa inicia suas atividades dentro de alguns meses e outras deverão ser implantadas ainda esse ano.

Por fim, a cidade prioriza a implantação do turismo, como indutor e gerador de emprego e renda com foco na melhoria da qualidade de vida de sua população. Para isso após ter avançado na recuperação da infraestrutura, está buscando na iniciativa privada, investidores em hotéis, pousadas, restaurantes e operadoras turísticas como Masterop e CVC, com quem os entendimentos estão bem avançados.

Algumas empresas nacionais, como Magazine Luiza, Farmácias Pague Menos, Farmácia Permanente e Lojas Americanas, vendo o novo momento da cidade já implantaram suas unidades aqui.

Com tudo isso hoje sentimos, ao conversar com as pessoas nas ruas ou verificar as postagens dos penedenses nas redes sociais, o quanto a nossa autoestima está alta e quanto nos orgulhamos da nossa cidade.

Mas apesar dos 383 anos, essa nova fase de desenvolvimento está apenas começando.
O desafio é grande, temos muito trabalho pela frente, mas o futuro depende apenas de nós.
 

Comentários comentar agora ❯