Ronaldo Lopes

Ronaldo Lopes

Engenheiro Civil, Vice-Prefeito de Penedo, Ex-Secretário de Estado e Ex-Diretor Presidente do DER

Postado em 08/08/2010 23:24

Aeroporto de Penedo - Desenvolvimento X Questão Social

Quando assumi a presidência do DER – Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas, no início de 2007, verifiquei que em uma das áreas de atuação daquela autarquia, a de Aeroportos, havia recursos provenientes do PROGRAMA FEDERAL DE AUXÍLIO A AEROPORTOS – PROFAA, no orçamento da AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC, para melhoria e ampliação de pequenos aeroportos.

Tive conhecimento que o DER já possuía um antigo projeto para o Aeroporto Freitas Melro, em Penedo, ampliando sua pista para 30 X 1.500 metros, colocando iluminação para pouso e decolagens noturnos e construindo uma cerca de segurança em toda a área.

A execução deste projeto mudaria a classificação do aeroporto, permitindo o pouso de aeronaves que antes não eram autorizados.

À época, fui alertado pelos técnicos sobre as dificuldades de adquirir esses recursos, devido às exigências do setor de engenharia do II COMAR – Comando Aéreo da Aeronáutica, órgão responsável pela aprovação dos projetos e liberação dos recursos da ANAC.

Apesar de todo o esforço empreendido pela equipe em 2007, com inúmeras reuniões em Brasília, Recife e Penedo, apenas no ano seguinte, 2008, Alagoas estava entre os poucos estados que tiveram recursos aprovados pelo PROFAA.

Inicialmente, R$ 1,4 milhões e, após a intervenção do senador Renan Calheiros junto ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, esses recursos passaram a ser da ordem de R$ 3,7 milhões, suficientes para a conclusão de toda a obra.

Estes recursos foram empenhados no orçamento de 2008 da ANAC, bem como a contrapartida do Estado de Alagoas, por determinação do governador Teotônio Vilela Filho, que também solicitou uma área de 2.500 m² em frente à rodovia AL-110, ao lado da AABB de Penedo, para a relocação do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, atualmente instalado no prédio da recepção e administração do Aeroporto, obtendo parecer favorável da Aeronáutica.

Ao mesmo tempo em que se trabalhava a liberação dos recursos junto ao Governo Federal, eram efetivadas ações pelo DER e pelo II COMAR junto à Prefeitura de Penedo, para o desimpedimento da área ocupada com culturas de subsistência, plantação de cana e algumas casas.

O então prefeito Marcius Beltrão acatou as sugestões do II COMAR, solicitando a doação de um espaço do próprio aeroporto, próximo ao Povoado Campo Redondo, para relocar as casas existentes, e atender aqueles agricultores mais carentes.

Para isso, aprovou projeto de lei junto à Câmara de Vereadores, autorizando o município a negociar a saída dos demais ocupantes, ficando de fora as plantações de cana, uma vez que essa cultura não era produzida por pequenos agricultores.

Após o meu afastamento do DER, no início de 2009, restava ao meu sucessor dar a ordem de serviço para início da obra, tão logo a Prefeitura cumprisse a sua parte disponibilizando a área liberada.

Com a posse de um novo prefeito em Penedo, a partir de janeiro de 2009, esperava-se que houvesse continuidade destas ações pela importância que um aeroporto desse nível teria para o desenvolvimento de nosso município e região em um momento em que a nossa cidade passa por uma fase de recuperação da maioria de seus prédios históricos pelo IPHAN, o “City-Gate” do gás está próximo de entrar em atividade, aumentando a possibilidade de instalação de indústrias, a ligação Penedo-Pindorama está com a ponte sobre o rio Perucaba, no povoado Manimbú, já construída e a estrada contratada e com ordem de serviço assinada, aproximando a agroindústria da Cooperativa Pindorama e o acesso ao futuro Estaleiro EISA em Coruripe.

O Aeroporto Freitas Melro viria a juntar-se a outras importantes conquistas como a UFAL, com o curso de Turismo e mais recentemente o IFAL, com cursos técnicos fundamentais para a consolidação de Penedo como pólo turístico da região.

Para nossa surpresa, o ex-prefeito Alexandre Toledo ao invés de dar continuidade ao anteriormente acordado e legalizado através de Lei Municipal e doação feita à Prefeitura de Penedo pela Aeronáutica, preferiu denunciar ao Ministério Público os pequenos agricultores, por ocupação irregular de área pública.

Isso fez com que o Ministério Público Federal estabelecesse vários prazos e reuniões com os ocupantes da área, não havendo conclusão no prazo final estabelecido para o repasse dos recursos da ANAC para o Estado de Alagoas, com o cancelamento do convênio e conseqüente perda dos recursos em 06 de janeiro de 2010.

Como o projeto de melhorias do aeroporto Freitas Melro atende às exigências do II COMAR e da ANAC, o estado deve conseguir recursos do orçamento 2010, mas só poderá assinar novo convênio após as eleições, inclusive após o segundo turno, caso aconteça em Alagoas ou na disputa pela Presidência da República.

Diante de tudo isso, a Justiça Federal notificou as dezenas de famílias instaladas na referida área para desocuparem o Aeroporto até o dia 13 de agosto próximo, utilizando, se necessário, o uso de força, o que vem causando grande apreensão entre as mais de setenta famílias atingidas pela decisão judicial.

A Prefeitura de Penedo, que tinha a responsabilidade, mediante convênio firmado com a Aeronáutica, de preservar a área da União, foi omissa quando da ocupação do aeroporto e agora, o ex-prefeito e o prefeito atual lavam as mãos quanto à questão social, tal qual fez Pilatos.

Comentários comentar agora ❯

  • SOS PENEDO Não temos prefeito preocupado com a questão social e sim em executar obras na cidade sem nenhum planejamento e sem previsão de concluí-las. A cidade está sem rumo e direção. Quem poderá nos socorrer?
  • Marcos André Ronalo Lopes!!! Esse sim é um penedense de verdade!!! Tudo que aconteceu de bom pra Penedo tem a ajuda dele! AH... parabéns pelo artigo !! e vamos agurdar o dia 13 para ver as famílias serem retiradas a força de lá.
  • Edmundo ACORDA PENEDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! errar 1,2,3, 4 vezes?
  • Paulo Roberto Quem ivadil as terra dos outros tem de sair sim.
  • José Maria Felicio O PREFEITO FUJÃO é realmente um problema para nossa cidade! Por rezões pessoais ele faz esse tipo de ação, prejudicando sempre nossa cidade!!! Nesse eleição temos que limpar Penedo dessa corja liderada por ele.
  • Pauline dee Souza Parabéns, Ronaldo Lopes, pelo seu artigo sempre muito claro e preciso.
  • José Silva É um absurdo termos perdido esses recursos!!! O Dr. Ronaldo tem todo um trabalho junto ao governo federal para conseguir aprovar o projeto, e chega alguém e trava tudo, ocasionando a perda do recursos que já estava na conta. Agora só em 2011 (se não fizerem mais bobagens).
  • Marcio José França Não sei porque vocês estão espantados com esse descaso com as pessoas. É o padrão do PSDB, eles não ligam para o social, querem que o povo se exploda. Como pode tudo está pronto, até o terreno selecionado para a relocação dos pobres populares, e chega alguém e desestrutura tudo e perde todo o dinheiro???
  • Mel Parabéns pelo seu artigo, Ronaldo Lopes. É uma vergonha o descaso que esses representantes do estado têm com o nosso municipio. Uma pena para todos!
  • Emanuela Queiroz Já opinei tanto nesse site q com certeza me tornei repetitiva e chata. Mas como calar e vê todas essas atrocidades acontecerem em nossa cidade? Mas como todos podemos perceber, ele tá de volta, batendo em nossas portas e pedindo voto. Agora eu pergunto, quem mais uma vez será conivente a essa sujeirada toda, quem mais uma vez vai querer ser responsável pelo descaso, irresponsabilidade, desrespeito , falta de compromisso com a nossa cidade, ou será q o dinheiro continuará sujando as mãos de algumas pessoas q ao invés de pensar no coletivo, só pensa em ser beneficiado com empregos e outras coisas mais. Vamos acordar antes q a caia caia, pois depois do acontecido, impossível reverter a situação.
  • Guilherme O atual prefeito, Israel Saldanha e, o ex-prefeito, Alexandre, são contra o desenvolvimento da nossa cidade. Além deste descaso do aeroporto, eles também são contra a implantação da ponte Penedo/Neópolis. Imagiem vocês o benefício que uma ponte desta e um aeroporto trariam para nossa cidade.
  • PENEDENSE JÁ PENSOU Q EX PREFEITO , SEM NEMHUM SENTIMENTO P/ C/ O POVO POBRE Q ALI VIVE A VÁRIOS ANOS TRABALHANDO P/ SUSSTENTAR SUAS FAMÍLIAS E AGORA UM POLÍTICO VAI E FAZ DENUNCIA DESSAS FAMILIAS . MAIS EU ACHO É TOME , VOTA POVO POR ESTE POLITICO Q Ñ OLHA P/ A CLASSE POBRE ,ACHO ENGRAÇADO ESTA CAMPANHA PRA DEPUTADO FEDERAL , PROPAGANDAS MENTIROSAS, SÓ VOTA POR ESTE POLITICO GENTE Q Ñ ENTENDE .ELE É UM ENGANADOR. ELE TÁ QUERENDO MESMO É MORAR EM BRASÍLIA KKKKKKKKKK.VOTA POVO BESTA KKKKKKKK
  • Ednaldo Fernandes Não adianta ficar procurando culpados, agora resta aos políticos de Penedo, se é que ainda tem, vereadores, Prefeito, ex-prefeitos, ex deputados e tantos outros que estão aparecendo aí em Penedo, tão bonzinhos se unirem,e ajudarem às pessoas (aquelas que realmente precisam) que invadiram às terras públicas ,que pertencem não à Prefeitura como muita gente pensa, e sim à UNIÃO, ou seja a AERONÁUTICA. A verba não está perdida, vamos esperar passar esse período crítico de tantas promessas e mentiras ( eleitoral ) e envidarmos esforços para que tudo seja resolvido. 0 problema, não é do ex prefeito nem dos ex-prefeitos é de todos nós verdadeiros penedenses, que já estamos cansados de vermos tanto jogo de empurra. Penedo é maior do que todos os mentirosos e oportunistas que aparecem nos tempos de eleições.
  • PENEDENSE ALERTA Seria de grade contribuição social se que o artigo escrito por Ronaldo Lopes pudesse está destacado em um Autedoor para que todos pudessem ler e, quemm sabe,pudessem entender aos poucos a nossa realidade política e qual o futuro que o nosso povo espera.O futuro está escrito nas entrelinhas das ações, mas ,infelismente ,o nosso povo não está conseguido ver porque estão inebriados ....
  • PENEDENSE ALERTA ..... pelas promessas e ilusões espetaculosas.É uma pena.A esperança esta na possibilidade de que realidade consiga sacudí-los e acordá-los.