Erbson Rodrigues

Erbson Rodrigues

Licenciatura em Filosofia e Mestre em Educação

Postado em 26/06/2010 11:46

Venceu a Irracionalidade: O Privilégio do Absurdo

O filósofo Hobbes já havia anunciado tempos passados que somente o homem tem o “privilégio do absurdo”. Isto para dizer que somente a criatura racional pode ser irracional. Irracionalidade é um processo ou estado mental — um processo ou estado racional — que falhou. Mas, entenda que o irracional não é apenas o não-racional ou aquilo que está fora do âmbito racional; a irracionalidade é uma falha dentro da casa da razão. Como isso é possível? E como isto pode ser sugerido dentro da seleção para contrato temporário na prefeitura de Penedo: primou a irracionalidade para privilegiar a alguém? Será que os critérios são acráticos?

O problema de explicar tal comportamento preocupa filósofos e moralistas pelo menos desde Platão. De acordo com Platão, Sócrates argumentou que, uma vez que ninguém age voluntariamente contra aquilo que sabe ser o melhor, apenas a ignorância pode explicar ações frívolas e nocivas. A isto chamaremos de paradoxo, mas a visão de Sócrates é paradoxal somente porque ele nega aquilo que todos nós acreditamos, a saber, que há atos acráticos(que são realizados por fraqueza da vontade). Se Sócrates está certo — se tais ações são descartadas pela lógica dos conceitos — então não há nada problemático sobre os fatos a serem explicados. Contudo, Sócrates (ou Platão) deu destaque ao nosso problema: há um conflito entre a maneira usual de explicar a ação intencional e a idéia de que uma ação pode ser irracional. Uma vez que a visão segundo a qual nenhum ato intencional pode ser internamente irracional encontra-se em um extremo no contínuo de visões possíveis. Neste sentido, se algum candidato está sendo privilegiado por já terem experiência dentro do setor, nada há de intencionalidade ou de irracionalidade, ou será que existe?

Pois bem, o que expõe o edital 01/2010 sobre os critérios para a contratação de pessoal pela SEMTHAS é, no mínimo, um ato aparentemente não intencional. Em tempos de ciência e seu status de objetividade, clarividência, etc. fazem-nos pensar que a lisura de um processo seria garantida pela claridade e objetividade dos critérios, sobretudo porque estes favorecem a todos os candidatos dirimir as possíveis dúvidas surgidas, além de ratificar a credibilidade de quem dirige um processo desta natureza. De fato, como compreender que se possa escolher de forma ciente e deliberada a opção menos proveitosa? Repito: nenhuma intenção há nisto. Trata-se apenas de um privilégio do absurdo! Simples assim...

A SUBJETIVIDADE, contrário à ciência, imperou na seleção. E veja-se que não foi intencional, nem irracional.

1. O Edital expõe como critérios:
Experiência na área de atuação – 0 - 50 pontos
Titulação (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, certificados) – 0-50 pontos
Insta anotar que:

a) Convém esclarecimentos e objetividade quanto ao tempo de experiência e quanto aos pontos para cada ano ou fração de ano. QUAL EXPERIÉNCIA? “Disseram” que é experiência no setor...

b) Também deve-se objetividade quanto à pontuação para cada título e/ou certificados.
Ex.: Doutor – (x pontos); Mestre (x pontos); Especialista(x pontos); graduação (x pontos)
*** Esclareça-se ainda sobre os CERTIFICADOS DE CURTA DURAÇÃO.
Entre X horas e Y = x,x pontos (por cada certificado)
Entre Z e F = x,x pontos (por cada certificado)

c) CRITÉRIO NÃO OBJETIVO: “Os títulos que excederem o valor máximo previsto não serão considerados para a pontuação do candidato” (Edital item 4.10). QUAL O EXCEDENTE? O QUE E ONDE ESTÃO PREVISTOS?

2. AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO
Concordo plenamente! Porém, NÃO ESTABELECE OS CRITÉRIOS. Nota mínima!

3. ENTREVISTA – AVALIAÇÃO POR PROFISSIONAL
Vê-se inadmissível em concurso público, utilizar-se do critério “ENTREVISTA”, sem qualquer regulamentação, sem caráter científico, por demais subjetivo, como meio de selecionar e avaliar o candidato. Não existe previsão legal, nem previsão no edital que estabeleça os critérios de avaliação dos candidatos pela “entrevista” - O art.. 37 Inciso II da C.F. condiciona investidura em cargo público a aprovação prévia em concurso público de provas e títulos, não a entrevista reservada e sem oportunidade de contradição, garantidas no Inciso LV do Art. 5.º da C.F. (TJMG, apel. 155.431.0, apud Jurisp. Mineira 149/286).

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL em seu art. 37 inciso II é claríssimo ao exigir que os cargos públicos devem ser preenchidos através de aprovação prévia em concursos públicos de provas, não prevendo a possibilidade de adotar o critério de “entrevista” como meio e modo de se aquilatar a capacidade do candidato, in verbis:

“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

A conclusão disso é simples: ora, de certo modo pode ser racional adotar voluntariamente uma crença, desde que seja essa a preferência do agente. O auto-engano não é seguramente racional do ponto de vista epistémico (ou cognitivo), mas pode revelar-se racional do ponto de vista prático. Resta todavia saber como é que isso é possível fazer para acreditar naquilo que se sabe (ou se suspeita) ser falso? Uma coisa é desejar acreditar numa falsidade, outra coisa é conseguir acreditar efetivamente numa falsidade. Essa questão tem alimentado um vasto debate entre os defensores do “voluntarismo doxástico”, para os quais é possível induzir voluntariamente a crença que se pretende, e os defensores do “evidencialismo doxástico”, para os quais as crenças são essencialmente determinadas por fatores causais ou epistêmicos independentes da vontade do sujeito.

Ora, por definição, a concepção intencionalista do auto-engano pressupõe uma certa forma de voluntarismo acerca da crença, uma vez que só faz sentido falar da intenção de se enganar a si mesmo sob condição que seja efetivamente possível controlar de forma voluntária aquilo em que se acredita. Assim, as explicações vinda do lado da SEMTHAS são de que não houve nenhuma intenção de privilégios. A nós cabe-nos conseguir acreditar efetivamente! Tudo é uma questão de mera coincidência irracional!
 

Comentários comentar agora ❯

  • Erbson CARO ANTONIO, não acho que devemos pensar que haja direcionamento. Acredito muito mais em uma ausencia de informação (que chamo de irracionalidade) no Edital. É sobre isto, apenas isto, AUSENCIA DE INFORMAÇÃO.
  • Maria Helena TAMBÉM ACHEI SUBJETIVO. E PODE SER PREJUDICIAL Na entrevista com a psicóloga vi pessoas que no dia-a-dia são profissionais excepcionais, muito competentes mas, não conseguiram, PELO NERVOSISMO, se apresentarem bem. Aí está a prova de que, você está certo, ao alertar sobre este critério.
  • Antonio Lins Erbson, o edital esta direcionado " a quem interessar possa" como foi os Festejos Juninos não se sabe qto gastou ainda!!!!! absurdo
  • Erbson Cara Shirley, gostei de seu comentário e observação, sou obrigado a concordar com você sobre a idéia de que OS PROJETOS FUNCIONAM. ACREDITO ACIMA DE TUDO QUE SEJA COM PESSOAS COMPETENTES, TANTO É QUE AS REFERENCIAS SÃO BOAS. Você tem razão: não compensaria gastar tempo e dinheiro. POR ISTO NÃO QUESTIONEI NEM JULGUEI AS PESSOAS QUE JÁ TRABALHAM NOS PROJETOS. Estava apenas FAZENDO observações sobre a ausencia de informação no edital. A partir de suas informações O EDITAL E TODO ESTE PROCESSO SERIAM DISPENSADOS.
  • João Gilberto Quem inventou essa maldita seleção foi o MP...E o que ele fez?Jogou nas costas da SEMTHAS a realização. Fique claro que é uma seleção temporária por tratar-se de programa federais...Penso que foi uma perca de tempo, pois colocar gente nova vai gerar mais gastos na capacitação e formação de tais áreas...E você sempre polêmico...PAssou-se o tempo de seminário, as brigas com Dom Valério na CDP..Etc...Deveria cuidar do Imaculada que está as moscas, a cada ano perdendo alunos para as demais escolas da cidade...
  • Shirley Essa seleção nunca deveria ter sido feita... A maioria das pessoas que fizeram não tem experiência e noção dos programas...E os programas já estão em andamento...Não podem parar...Deixa de demagogia meu caro!!!Nem no Imaculada você está dando conta!!!
  • Erbson Caro João Gilberto, Obrigado pela contribuição! Concordo com seus esclarecimentos... POR FAVOR, NÃO ESTOU FAZENDO CRÍTICAS ÁS PESSOAS, NEM AOS TRABALHOS QUE SÃO DESENVOLVIDOS... considero até um avanço fazer um processo dessa natureza porque significa transparência e desejo de acertar. Estava apenas fazendo observações sobre a ausencia de informação no edital. MINHA INTENÇÃO É QUE SIRVA PARA TODOS OS CONCURSOS ONDE QUER QUE ELE EXISTA. Não está direcionado a Penedo que, repito, achei um grande avanço.
  • Erbson Caro(a) amigo (a), sua contribuição será de bom grado afinal, é para isto que existem os meios hoje. Se você leu o texto, RECORDE-SE que os questionamentos expressos, não dizem respeito aos méritos de qualquer candidato, ou mesmo sobre a lisura do processo ou idoneidade de quem quer que seja. Sobre isto, nada podemos falar. E considere que o processo seletivo já representa um avanço. Estou questionando apenas A AUSENCIA DE INFORMAÇÕES NO EDITAL. Não representa erros, apenas AUSENCIA que pode ser corrigido e melhorado para os próximos. Além disso, não podemos culpar a ninguém, muito menos os que se inscreveram e foram selecionados!
  • tania carine Pois é e alem disso tudo veja só Erbson a psicologa que aplicou as provas, e todas com o nome do candidato apenas não podia colocar o nome na redação, mais a prova de psicotecnica colocava pq a redação foi apenas um H sim a psicologa era a irmá de Ana Rosa a dr Rita . que só ficou quem era pra ficar kkkkk se vc ficar Erbson é pq estam com medo de suas palavras na hora da prova.
  • Regina concordo que deveria haver UMA PONTUAÇÃO ESPECIAL PARA QUEM JÁ TRABALHA NOS PROGRAMAS. E DENIR OS PONTOS PARA CADA COISA AVALIADA. FALTOU APENAS COLOCAR ISTO NO EDITAL.
  • Marcos Paulo Concordo sobre a idéia de que os Editais de concursos, às vezes, não são claros e PASSAM A IMPRESSÃO de que está privilegiando. Recentemente saí de Penedo para fazer um concuso na Bahia e na hora da prova fui informado de que não podia fazer a prova porque um critério era SER SOLTEIRO, SEM FILHO. Não pude questionar porque estava no edital e eu não tinha lido.
  • Palhaço É lamentável, em pleno século 21 , ver um desmando destes. O prefeito que contava a historinha do príncipe que veio destruir Penedo, se referindo ao antigo gestor; agora tá mais para Bobo da Corte que para Salvador da Pátria! Fácil não deve ser, porém fazer de conta que manda....Uma seleção desnecessária...dissimular para enganar pais e maes de família....necessitados de dias melhores....aguardemos o palanque para ouvir os novos contos do circo que esta cidade está se tornando....
  • CIDADÃO PENEDENSE Erbson, parabéns pela sua inteligente e coragem demonstração de indignação, tristeza e humilhação para com os atuais administradores desta tão sofrida cidade. Bem, no próximo dia 30 de junho não teremos com certeza nenhuma novidade no resultado deste falso concurso. Observem que não haverá nenhuma mudança, uma vez que a falsidade e a falta de respeito para com os jovens de Penedo ainda permanecem na atual administração. Espero que eu esteja errado, uma vez que vejo na imagem do atual prefeito e da primeira dama pessoas inteligentes respeitadas e dignas de um futuro promissor. Não agüentamos mais decepções.
  • Erbson Tânia, não pense desta forma, TÃO NEGATIVA, eu acredito muito na competência dos profissonais que dirigiram o certame. E acredito na honestidade e boa intenção dos responsáveis... ALÉM CLARO, DE ACREDITAR NA CAPACIDADE E MÉRITO DOS QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO SELETIVO, esteja ele no primeiro ou último lugar. Veja que, como ainda faltam a redação e a análise da psicóloga, outros candidatos certamente serão bem sucedidos.
  • Rick VEJA O EDITAL DO SAAE E CAMARA DE VEREADORES o requisito para investidura no cargo é - "Ensino Médio completo com certificado de conclusão fornecido por instituição reconhecida pelo MEC." vale a observações: O MEC não é o órgão responsável pelo reconhecimento de titulos de ensino médio. Pelo que sei, o certificado de conclusão do Ensino Médio, é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.
  • Carmen Lúcia Caro Erbson um processo seletivo que tem a "intenção" de ser "simplificado", apenas simplifica a aprovação dos apadrinhados e dificulta aos outros! Vale salientar que se trata de uma contratação temporária, de maneira que não efetiva ninguém no serviço publico. Alguns destes cargos deveriam estar no concurso realizado em maio/2010, como certos cargos ESTRANHISSÍMOS contemplados,e por que não estavam? Outra, porque não usar os aprovados do concurso em cargos como Assistente Social,psicologa,.., pois tem vários aprovados excedentes, ao invés de promover uma seleção deste tipo, apenas NESTA secretária? E O CIRCO DA PREFEITURA PENEDENSE CONTINUA COM SEU ESPETÁCULO DE HORRORES!!!!!
  • Leitor Rick, vejo que você está equivocado! "ensino médio completo com certificado de conclusão fornecido por instituição reconhecida pelo mec." Leia novamente. Percebeu? Não é o certificado de conclusão que deverá ser reconhecido pelo MEC e sim a instituição que forneceu o mesmo. Como já sabemos O MEC não é o órgão responsável pelo reconhecimento de títulos de ensino médio, o certificado de conclusão do ensino médio, é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. Já a instituição deve, sim, ter um registro no MEC. Gostei da sua observação porque é preciso que isso fique bem claro, só vim a acrescentar para fins de esclarecimento.
  • Rick CARO LEITOR NÃO IDENTIFICADO, não há equívoco nenhum... os certificados e, consequentemente, as instiutições de nivel médio não TEM O RECONHECIMENTO DO MEC. TEM SIM DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. O MEC RECONHECE INSITUIÇÕES DE NIVEL SUPERIOR.
  • Aprovado Erbson, pare de chorar e reclamar, vá estudar mais um pouquinho, pq parece que seu mestrado ainda não está fazendo diferença na hora de pontuar. Na próxima quem sabe não é?
  • Erbson Parabéns pela aprovação!
  • gerlany de vasconcelos Parabéns pelo seu questionamento!
  • cidadão decepcionado Erbson, vc é um vencedor ! Olha só a entrevista foi onde houve o aumento das notas das pessoas que já trabalhavam ou já tinham o apadrinhamento. é uma pena a psicóloga Ritinha começar a sua carreira desta forma. Eu acho que ela não estudou ou nunca viu falar em ética profissional ou pra falar a verdade saber como se comporta um profissional em uma entrevista.
  • Aluna Erbson, externar seus pensamentos e concepções demontra que ainda temos em nossa sociedade pessoas inteligentes sem medo de dizer o que pensam. Suas colocações são palusíveis. Sou sua aluna e como outros, vejo e reconheço tanto a sua capacidade como a "irracionalidade" dos responsáveis pelos critérios de seleção. Não baixe sua cabeça diante de comentários medíocres. Você é superior a todos aqueles que não suportam o seu sucesso.