Alexandre Cedrim

Alexandre Cedrim

Administrador de Empresas e Consultor Organizacional

Postado em 22/01/2019 16:02

A expectativa das organizações locais para 2019

É quase unanimidade entre os economistas que o desempenho da economia depende de sua expectativa futura, seja imediata ou não. De acordo com pesquisa recente, 65% dos entrevistados esperam que o ambiente econômico do Brasil apresente melhoria a partir de 2019 e este percentual de otimismo vem aumentando pesquisa a pesquisa, ao contrário de anos anteriores, quando os entrevistados tinham uma visão pessimista sobre o ambiente econômico do país.

Esta expectativa do cenário econômico orienta os dirigentes empresariais para projetarem seus planos organizacionais para os próximos três a cinco anos, conhecido como planejamento estratégico. Uma variável comum do planejamento estratégico de todas empresas, no ambiente negocial, é o montante de recursos financeiros que circulará na localidade no futuro e é a partir desta perspectiva, que os objetivos de cada organização são definidos.

A análise das origens dos recursos financeiros que giram no município é que determinará a previsão de acréscimo ou não, do numerário disponível para a realização dos negócios locais e consequentemente a melhoria ou estagnação do ambiente organizacional. Embora esta análise inicial seja subjetiva, caso não exista algum órgão ou associação local que realizem pesquisas sobre esta movimentação, uma visão da participação pública ou privada na origem dos recursos que serão injetado na localidade e onde serão aplicados poderá auxiliar nesta visão futura da economia local.

A indústria e o turismo são segmentos que provocam a entrada de recursos financeiros oriundos de outras praças e suas receitas movimentam a economia onde estão localizados. A agricultura pode, também, estar incluída neste segmento, desde que comercialize seus produtos também fora do município. Já o segmento de serviços, apenas empresas ou profissionais do segmento de saúde, que recebem recursos de planos de saúde ou de convênios com órgãos públicos, também é uma fonte geradora de recursos externos. Geralmente, de acordo com o porte do município, a prefeitura é a instituição que mais recebe recursos de fontes externas, através dos diversos repasses de órgãos federal e estadual. As outras entidades públicas, instaladas no município, também tem esse mesmo processo gerador de receitas, através dos salários pagos aos seus servidores. Deve-se considerar, também, o pagamento de aposentarias e programas sociais do governo federal, que também movimentam a economia local.

As empresas do segmento do comércio são as mais dependentes do nível do fluxo de recursos que gira no local onde elas funcionam, pois seu crescimento depende, prioritariamente, do volume de recursos financeiros que ingressará na praça e este volume provocará o aumento ou diminuição das vendas, no primeiro caso estimulará o aumento da concorrência e em caso contrário o fechamento das empresas menos eficientes.

Como o resultado da pesquisa aponta a média brasileira, qual seria o resultado desta pesquisa no nosso município, depois de consideradas as diversas variáveis aqui rapidamente tratadas; acima ou abaixo dos 65% de otimismo geral? Com a palavra nossos empresários e suas associações.
 

Comentários comentar agora ❯