×

Brasil/Mundo

Aplicativos de apostas é a nova tendência do mercado que mais cresce no Brasil

Já não é mais surpresa que as apostas esportivas fazem cada vez mais parte da vida do brasileiro. É muito comum ver propagandas em horário nobre na TV, grandes nomes do esporte nacional tornando-se embaixadores e campeonatos sendo patrocinados. A verdade é que as casas de apostas estão dominando o cenário esportivo brasileiro! Mesmo que você não aposte, você sabe reconhecer as grandes marcas do setor, como a Bet365, Pixbet e Betano.

A novidade, entretanto, é a procura crescente de apostadores brasileiros por aplicativos de apostas. Apesar da aposta esportiva ser ainda relativamente nova no país, especialistas apontam para o comportamento parecido com o de lugares onde a atividade faz parte da cultura popular, como a Inglaterra. Na terra da rainha, praticamente todas as casas de apostas oferecem aplicativo para Android e iOS. Cenário diferente do encontrado no Brasil, como explica Débora Dias, editora chefe do site especializado em aplicativos de apostas.

“Há grandes diferenças entre Brasil e Inglaterra quando falamos em apostas esportivas. No Reino Unido, a atividade é legalizada e regulamentada há décadas. Lá, a aposta é intrínseca à cultura popular, eles apostam até se o filho do príncipe será menino ou menina. Vale também ressaltar que as maiores e mais renomadas casas de apostas do mundo são inglesas, como a Betfair, Bet365 e Betway”, conta Débora. A especialista destaca que o download dos aplicativos na Inglaterra são facilitados, já que o usuário pode facilmente encontrar o aplicativo nas lojas Google Play e Apple.

Esse cenário muda no Brasil. Por aqui, as lojas de aplicativo da Google e da Apple não disponibilizam os apps de apostas em suas lojas.”Isso se deve ao fato da aposta esportiva não ser regulamentada no país”, explica Débora. Dessa forma, as casas de apostas precisam disponibilizar o aplicativo em seus sites, para que o usuário possa baixar e instalar em seus aparelhos.

“Essa situação faz com que os aplicativos precisam ser disponibilizados em formato APK para Android e .ipa para iOS. Esses arquivos são feitos pelos respectivos sistemas operacionais para que possam ser baixados diretamente do navegador, como Chrome e Safari”, ressalta a especialista em aplicativos de apostas.

Apesar das dificuldades, as casas de apostas notaram a crescente procura por aplicativos e atualmente diversas empresas já disponibilizam apps de apostas, em sua maioria, para Android. “Vários estudos apontam que cerca de 8 em cada 10 brasileiros usam Android. É natural que as casas de apostas invistam primeiro em um aplicativo APK”, reitera Débora Dias.

A inglesa Betway é uma das casas de apostas que oferecem aplicativo apenas para Android. Já a Betfair, Bet365 e as suecas LeoVegas e Betsson fazem parte da turma que disponibiliza apps de apostas tanto para Android quanto para iOS (sistema operacional dos iPhones).

O mercado da aposta esportiva está na expectativa de que o governo brasileiro regulamente a atividade ainda em 2022. Dessa forma, as casas de apostas acreditam que a tendência dos apps de apostas cresça ainda mais nos próximos anos.