Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 29/09/2021 08:51

Projeto torna obrigatório o ensino da língua espanhola no currículo escolar brasileiro

Seduc/CE
Projeto torna obrigatório o ensino da língua espanhola no currículo escolar brasileiro
O espanhol será facultativo no ensino fundamental e obrigatório no ensino médio

A língua espanhola é uma das mais importantes da modernidade e a segunda mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim. Por sua vez, o Brasil, por sua história, é o único país latino-americano a não ter o espanhol como língua materna. Neste sentido, tramita no Senado, projeto de lei de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola no currículo escolar brasileiro.

Pela proposta, no ensino fundamental, a partir do sexto ano, serão ofertadas a língua inglesa de forma obrigatória e, de forma facultativa, a língua espanhola. Já os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e da língua espanhola. O projeto altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

De acordo com o autor da matéria, aprender a língua espanhola é fazer com que os alunos possam ter contato não só com as estruturas linguísticas-estruturais de tal vernáculo, mas também ter acesso à cultura dos países que têm aquela como língua materna, elevando, assim, o nível de conhecimento de nossos estudantes.

“É nítida a importância do ensino de língua espanhola nos ensinos fundamental e médio, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista profissional, os quais se convergem na formação do cidadão”, destacou Humberto Costa.
 

Comentários comentar agora ❯